Avatar

Participação na ICWSM’09

28 Maio 2009
Sem comentários

Estou de regresso da Califórnia, onde apresentei um poster na conferênciaICWSM’09 acerca do estado da blogosfera em Portugal. O trabalho surgiu de uma colaboração entre o SAPO e a minha universidade e serviu como base para a minha dissertação do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação. Durante esse trabalho, redigi um artigo científico apresentando os principais resultados obtidos, que foi aceite para publicação na conferência. Apesar de ter ficado realmente contente, só quando lá cheguei é que realmente compreendi o quão importante seria aquela oportunidade.

Para mim, foi uma experiência única ter aquele contacto com investigadores vindos de várias partes do mundo, dispostos a partilhar as suas experiências e trocar ideias entre si. Aprendi e fiquei a conhecer muitas coisas que, provavelmente, me teriam escapado de outra forma. Um dos temas mais em voga (e também o que mais me despertou a curiosidade) foi a análise de sentimentos em blogues, comentários, críticas, etc. Deixo um especial destaque à apresentação da oradora convidada Lillian Lee, que discutiu as principais dificuldades e desafios associados à análise de sentimentos — recomendo a apresentação da ICWSM’09 disponível na sua página pessoal.

A sessão de apresentação dos posters correu bastante bem. Muitas pessoas mostraram não só curiosidade em conhecer os hábitos de utilização dos blogues em Portugal, mas também interesse nos hábitos de utilização de redes sociais e até mesmo da web em geral. No entanto, o ponto mais alto da sessão — e, para mim, de toda a conferência — foi o feedback recebido das pessoas, incluindo excelentes sugestões para este trabalho e ideias para trabalhos futuros.

Em geral, penso que não podia ter começado numa conferência melhor. Um abiente fantástico, onde aprendi imenso mas tive também muitas oportunidades de conviver com pessoas excelentes — o pessoal dos “social media” é realmente sociável! Não posso terminar sem deixar uma nota acerca da cidade de San Jose, que me surpreendeu bastante pela sua hospitalidade e me proporcionou uma excelente estadia na Califórnia!

Telmo Couto



Sem comentários