Avatar

À mesa da conversa com Professor Domenico De Masi

22 Outubro 2009
Sem comentários

“De Masi defende um paradigma que nos pode tornar mais Humanos. Preconiza a diminuição da carga de trabalho, a extinção da produção que se baseia na força física humana devendo esta ser substituída pelas tecnologias. Aos trabalhadores caberá a realização do trabalho intelectual, a pesquisa, o trabalho criativo e as experivivências das manifestações da ludicidade, bem como os trabalhos que nelas se enquadrem (o que é fantástico!). Para tal, mais defende De Masi, precisamos de nos educar, tanto no sentido da própria formação académica, quanto no sentido dos sistemas sociais e da actividade de cidadania.

As propostas do Professor De Masi são, ainda, conflituosas com o pensamento de muitos empresários, gestores, sindicalistas e professores que enquadram a sua actividade num modelo de sociedade industrial focado nos princípios da especialização, da estandardização e sincronização como ele explica de maneira muito interessante citando Alvin Toffler) no livro da sua autoria sobre “Ócio Criativo” (p. 58, 59, 60).

Este é um processo de construção de mentalidades, sendo, por isso, lento e conflituoso. De Masi coloca em questão o conhecimento generalizado sobre os modos de pensar o trabalho que é geralmente valorizado como fonte de dignidade Humana quando realizado com “sangue, suor e lágrimas”.

A recente crise económica mundial talvez seja, ainda, um dos sinais do ponto de ebulição em que nos encontramos. O paradigma De Masi pode fornecer-nos orientações para uma nova abordagem na valorização da existência humana e a promover uma mudança radical nos modelos sociais do trabalho como, também, nos modelos de gestão das instituições e na comunicação Institucional que se baseiam em unidades de comando fortemente hierarquizadas, centralizadas e que acabam desenvolvendo patologias que se manifestam na comunicação e no exercício do poder.”
(Conceição Lopes)

Manhã – Dia 26 de Outubro – “Vamos falar de criatividade – criatividade e organização de grupos criativos”
Destinatários: alunos de todos os ciclos de estudos, investigadores, professores
Sala 23.1.5 às 11.00 horas

Tarde – Dia 26 de Outubro – “Vamos falar de empreendedorismo – novas formas de pensar o trabalho e o empreendedorismo”

Destinatários – alunos, professores, empresários, autarcas, sindicalistas, investigadores..
Sala da Livraria dos Serviços de Acção Social da UA às 17.00 horas

O labs.sapo.pt/ua é uma das entidades que apoia estas conversas com o Professor Domenico De Masi, cuja organização é da responsabilidade da Prof. Conceição Lopes, coordenadora do projecto Scratch’ando com o SAPO.

A quem possa interessar venha participar!



Sem comentários