Avatar

Brainstorming: Separadores partilhados

6 Maio 2010
Sem comentários

Hoje acordei a pensar numa nova funcionalidade para o PLE do SAPO Campus: Separadores partilhados

Esta funcionalidade relaciona-se com o conceito de Shared Personal Learning Environment (ShaPLE) que já temos apresentado e com o mecanismo de recomendações que o João Guiomar está a explorar na sua dissertação do Mestrado em Comunicação Multimédia.

Este conceito de separadores partilhados, que no final se relaciona com o mecanismo de presenças a implementar no SAPO Campus, teria como objectivo principal fomentar a criação de comunidades temáticas dentro do PLE.

Como poderia ser implementado?

  • Possibilidade de partilhar um separador tornando-o público (na fase inicial apenas no PLE);
  • Na zona de “+ contéudo” ter a possibilidade de adicionar widgets ou separadores ao meu espaço;
  • Possibilidade de adicionar livremente ao meu espaço os separadores do meu interesse pessoal ou institucional (pode ser um construído por um professor para uma disciplinas, algo relacionado com um tipo de música do meu gosto pessoal ou um separador preparado pela instituição com informação e serviços indicados, por exemplo, para caloiros);
  • Ter a opção de manter a ligação entre o separador original e o existente no meu espaço. Optando por manter a ligação, se o autor do separador introduzir alterações, elas também se vão manifestar no meu espaço;
  • Conseguir adicionar novas widgets (e apagar algumas das iniciais) de modo a adequar o espaço às minhas necessidades;
  • Introduzir mecanismos de comunidade que permitam partilhar e comunicar com outros utilizadores que seguem o separador: quem segue, novas widgets adicionadas, mural,…
  • Tornar público o espaço de um separador para que utilizadores sem possibilidade de registo no SAPO Campus também possam seguir e participar.

Pensando na língua inglesa, fico com dúvidas se o conceito se aproximará mais de Tab Share ou de Tab Follow

Faz sentido colocar esta funcionalidade no roadmap do projecto? Que importância poderia ter uma funcionalidade deste tipo?



Sem comentários