Avatar

Vídeos em posts do SAPO Campus Blogs UA

11 Maio 2010
Sem comentários

Como se deve notar pelos nossos comentário no serviço de blogs, temos estado atentos ao modo como os nossos utilizadores estão a usufruir dos serviços do SAPO Campus. Desta análise conseguimos ficar com a noção que é necessário melhorar a utilização e integração da plataforma de vídeos!

Na plataforma de blogs, existe uma quantidade considerável de posts que contêm vídeos originais produzidos na UA mas que foram alojados em serviços externos, nomeadamente: SAPO Vídeos, Youtube e Vimeo. Não temos nada contra o facto de as pessoas optarem por publicar os vídeos nesses serviços mas, na maioria dos casos, julgamos que faz todo o sentido que os conteúdos produzidos na UA possam ficar indexados à instituição através da publicação na plataforma de vídeos do SAPO Campus na UA.

Reparámos que alguns posts referem o problema de, na edição de posts, encontrarem a ferramenta de integração de vídeos desactivada. Este é um problema que estamos a tentar ultrapassar o mais rapidamente possível em colaboração com a equipa do SAPO Vídeos e pelo qual pedimos as nossas desculpas.

No entanto, apesar de não ser possível efectuar o upload do vídeo durante a criação do post, essa tarefa pode ser facilmente executada, acedendo directamente ao serviço de vídeos do SAPO Campus e utilizando a funcionalidade de upload. Já com o vídeo presente na tua conta do serviço de vídeos do SAPO Campus, podes adicioná-lo ao post através do botão “SAPO Campus Vídeos” (ver imagem abaixo) que irá abrir uma janela na qual poderás escolher o vídeo que desejas inserir. É muito simples!

Mas nada melhor do que ver para perceber melhor, dá uma olhadela no vídeo que se segue.

Nota: no thumbnail do vídeo que acabaste de fazer upload pode aparecer a mensagem “vídeo em processamento”. Isto deve-se ao facto de o thumbnail não ficar disponível de imediato para visualização contudo, como pudeste observar pelo vídeo, podes adicionar o vídeo que ele irá aparecer no teu post.

Na nossa plataforma podes publicar vídeos com uma duração máxima de 20 minutos. Não existe um tamanho limite para a dimensão do ficheiro mas não é muito fácil fazer o upload de uma ficheiro com vários GBs. Para optimizar o processo de upload podes consultar as instruções disponibilizadas pela equipa do SAPO Vídeos.

Agora que estás a par disto e sabendo das vantagens que te traz teres os teus vídeos no SAPO Campus Vídeos, podes passar a colocar os vídeos dos teus posts nesta plataforma. 😀



Sem comentários