Avatar

Perfil revamped!

30 Julho 2010
Sem comentários

O perfil de utilizador no SAPO Campus sofreu uma grande operação de cosmética!

Ao entrares no my.ua, concerteza reparaste que no menu está agora presente um link para o perfil.

 

 

Este link leva-te para o teu perfil que se encontra dividido em dois separadores, “A minha actividade” e “Informações sobre mim”. No primeiro separador tens presente a timeline da tua actividade no SAPO Campus, o que inclui os conteúdos do serviço de blogs, fotos, vídeos e wiki

 

 

Os conteúdos vão surgindo à medida que vais percorrendo a página e podes utilizar os filtros localizados à esquerda para escolher o que pretendes que apareça. Por exemplo, caso queiras que na tua actividade apenas apareçam os conteúdos que publicas nos blogs e fotos, seleccionas apenas esses dois serviços.

 

 

Cada conteúdo tem assinalado o título, data de publicação, descrição/excerto e thumb. O tipo de conteúdo é diferenciado pelo ícone que se encontra junto ao teu nome e título. 

 

 

Se colocares o cursor do rato por cima de um dos conteúdos, surgem-te dois botões no canto superior direito, dos quais um permite-te expandir de forma a poderes ver o conteúdo completo na própria página “A minha actividade” e outro abre o conteúdo na sua página de origem.

 

 

 

Para facilitar a tua experiência implementámos uma navegação por teclas e desta forma podes percorrer a página “A minha actividade” utilizando apenas as teclas J e K para andar para cima ou para baixo, respectivamente, e a tecla E para expandir o conteúdo seleccionado.

 

 

Mas perguntas tu, como é que eu sei qual o conteúdo que está seleccionado? Ora bem, o conteúdo seleccionado no momento é indicado com a existência de uma seta do lado esquerdo. O que implica que se carregares na tecla E, o conteúdo que tiver a seta a indicar a sua selecção é o que será expandido.

 

 

Passando agora ao separador “Informações sobre mim”, é aqui que vais poder preencher os teus dados pessoais (nome, data de nascimento, onde resides, etc.), partilhar os teus interesses (actividades, interesses, música, etc.), os teus contactos (email, instant messaging, etc.) e informação académica (escolas onde estudaste e universidade frequentada). Mas atenção que os campos são todos facultativos, preenches apenas os que quiseres.

 

 

Olhando de novo para o topo da página, já reparaste no botão que diz “ver o meu perfil público”?

 

 

Este botão permite-te ver o teu perfil tal como as outras pessoas vão vê-lo, o que te ajuda a configurá-lo da melhor forma e a ir de encontro ao que pretendes mostrar.

A qualquer altura tu ou outra pessoa qualquer podem aceder ao teu perfil público, bastando para tal ir ao endereço http://utilizadoraqui.campus.ua.sapo.pt, substituindo o "utilizadoraqui" pelo teu nome de utilizador. O mesmo se aplica no caso de quereres visitar o perfil de outras pessoas ou entidades. Por exemplo, para visitar o perfil do utilizador bruno-abrantes, basta ir ao endereço http://bruno-abrantes.campus.ua.sapo.pt.

 

 

Não te esqueças que podes mudar a imagem de topo do teu perfil público no menu opções do my.ua, separador “Perfil Público”.

 

 

Caso pretendas, também podes consultar as fontes de informação que estão a ser consumidas na actividade de um utilizador. Para tal basta utilizares o menu de fontes, localizado à direita no perfil do utilizador, e ao clicares no nome da fonte tens acesso à informação relativa à mesma.

 

 

 

Agora só te falta preencher a informação do teu perfil e configurar a imagem de topo! E não te esqueças de passar o endereço do teu perfil aos teus colegas para eles poderem ficar a saber o que andas a partilhar no SAPO Campus. 😉

 

O perfil de utilizador está diferente e há muito mais a caminho!

 

Qual a tua opinião acerca destas novidades? E no futuro que funcionalidades gostarias de ver na área de perfil?

Ajuda-nos a fazer crescer o SAPO Campus! :)

 



Sem comentários