Avatar

Participação na KDD 2010, em Washington, DC

10 Setembro 2010
Sem comentários

Entre 25 e 28 de Julho de 2010 teve lugar, em Washington, DC, The 16th ACM SIGKDD Conference on Knowledge Discovery and Data Mining. O artigo “Studying Blog Features over Link Popularity”, da autoria de José Luís Devezas, Sérgio Nunes e Cristina Ribeiro foi aceite para publicação nos proceedings da conferência e para apresentação sob o formato de poster. Assim sendo, e com o apoio financeiro da FCT e da FEUP, desloquei-me a Arlington, Virginia, nos Estados Unidos, para apresentar o trabalho desenvolvido, participando na SOMA 2010 – Workshop on Social Media Analytics – assistindo às palestras da conferência e entrando em contacto com outros investigadores das áreas de Data Mining, Link Analysis e Machine Learning.

O primeiro dia de conferência foi exclusivamente dedicado à participação nas palestras da workshop e à discussão do trabalho apresentado nos vários posters. De entre os temas expostos, achei especialmente interesse duas palestras, uma por Rohini Srihari e outra por Sinan Aral.
Na primeira, “Social Media Analytics: the Value Proposition”, foram apresentados vários conceitos base, servindo de visão global e contextualizando à social media analytics no mercado, expondo os vários ramos desta área. Na segunda, “Identifying Peer Influence in Massive Social Networks”, foram abordados tópicos relativos ao contágio social e ao marketing viral, apoiados em vários exemplos práticos de aplicação no mercado. Finalmente, destaco também a presença de Natalie Glance, engenheira de software e gestora, responsável pelo módulo de pesquisa de produtos da Google.

Mas nem tudo foi trabalho! Afinal de contas estava pela primeira vez nos Estados Unidos da América e tive de ir explorar um pouco. Aproveitei e fui almoçar com outro investigador que conheci durante a workshop. Praticamente toda a gente se deslocou à zona de restaurantes mais próxima do local da conferência. Seguindo as indicações que simpaticamente nos tinham dado na SOMA, lá chegamos aos restaurantes. De entre as mais variadas cozinhas disponíveis, resolvemos ir ao Mexicano – finalmente pude confirmar que aqueles tacos caseiros tinham sido cozinhados com sucesso!

Os restantes dias foram dedicados à participação nas palestras da conferência e ao contacto com outros investigadores. Foram cultivadas algumas boas relações e realizaram-se algumas discussões interessantes. A conferência dividiu-se em várias tracks, temporalmente sobrepostas. De entre as tracks disponíveis, participei nas de Link and Click Prediction, Graph Algorithms, Graph Mining and Classification, Social Classification and Clustering e Social Network Analysis. Das várias palestras aque assisti, destaco as seguintes: “Suggesting Friends Using the Implicit Social Graph”, por Maayan Roth, da Google, “Fast Nearest- neighbor Search in Disk-resident Graphs”, por Purnamrita Sarkar, da Computer Science Division, University of California, Berkeley, e “Computational Social Science”, por David Jensen, do Knowledge Discovery Laboratory, University of Massachusetts Amherst.

A participação na SIGKDD 2010 teve vários aspectos positivos. Foi-nos facultada a possibilidade de expor o trabalho desenvolvido à comunidade científica internacional, recebendo algum feedback, e, mais importante ainda, houve a possibilidade de discutir novos trabalhos em curso. Por outro lado, assistir às palestras foi fundamental para compreender o valor inerente à área da prospecção de dados e da descoberta de conhecimento, inspirando ao reforço do investimento na área da análise de dados, tendo em vista o business analytics, essencial ao mercado empresarial.



Sem comentários