Avatar

Vídeo e slides: "Wiki ou Wikis numa instituição de ensino? – O caso do SAPO Campus Wiki"

28 Dezembro 2010
Sem comentários

Por intermédio do Google Alerts descobri que a gravação vídeo da comunicação realizada em Abril de 2010, no âmbito da Academia Wikipédia, foi disponibilizada online.

O primeiro terço desta comunicação fala essencialmente sobre o Sapo Campus e, no geral, não difere muito de outras comunicações. Toda a parte restante da comunicação foi dedicada exclusivamente ao serviço de Wiki do Sapo Campus. Nesta parte é apresentada uma visão pessoal do que deveria ser a perspectiva institucional na utilização deste tipo de serviço.

Por experiência pessoal, reconheço nos wikis um potencial enorme ao nível da partilha de conhecimento e do trabalho colaborativo. Mas será que esse potencial não é logo à partida limitado quando se tem uma visão fechada e controladora da tecnologia? Se a Wikipedia funciona como um serviço global, porque é que algo idêntico não pode funcionar ao nível de uma instituição?

Julgo que algumas das minhas afirmações durante a comunicação podem ser polémicas. Mas quem quiser discutir essas ideias pode aproveitar este espaço :)

Fica a partilha dos slides e do respectivo vídeo.

 

A segunda parte da comunicação está disponível aqui.



Sem comentários