Avatar

Promoção da aquisição da literacia mediática através do projecto Scratch’ando com o sapo na infÂncia

27 Abril 2011
Sem comentários

OLIVEIRA, Ana Patrícia e LOPES, M. Conceição: “Promoção da aquisição da literacia mediática através do projecto Scratch’ando com o sapo na infância”, 1º Congresso Nacional Literacia Media e Cidadania – Universidade do Minho (Actas), Braga, 2011.

Abstract: O projecto “Scratch’ando com o sapo na infância” é desenvolvido com crianças de um Jardim-de-infância e pretende demonstrar como o Scratch, do MIT Lab, pode promover a aquisição de competências de literacia crítica, em crianças dos 4 aos 6 anos, em contexto educativo formal e informal e sublinhar a importância da assessoria dos educadores (profissionais e pais). A metodologia de investigação-acção utilizada nas sessões de intervenção-formação-experienciação Scratch com crianças e educadores concretiza-se em contextos de vida real, na Cooperativa A Torre em Lisboa. Um conjunto de quinze sessões foi realizado com vinte e seis crianças dos 5 aos 6 anos. Em duas sessões de uma fase avançada de familiarização com o Scratch, as crianças foram desafiadas a experienciar ludicamente os conceitos da programação aprendidos. A estratégia seguida foi a construção/animação de uma história com a assessoria da investigadora, tendo como inspiração as poesias que estavam a explorar pedagogicamente com a Educadora. A partir da sessão catorze, as crianças libertas dessa assessoria, “brincriaram”, aplicaram e desenvolveram os conhecimentos adquiridos. No final destas sessões, os projectos foram compartilhados entre todos.



Sem comentários