Avatar

Dissertação do MIEIC sobre Caracterização de Pesquisas Web em Portugal

7 Julho 2011
Sem comentários

Rui Ribeiro, estudante finalista do MIEIC, defendeu com sucesso, no passado dia 5 de Julho, a dissertação intitulada “Characterization of Portuguese Web Searches”. Este trabalho de dissertação foi realizado em colaboração com o SAPO, e focou-se na análise de uma colecção de interrogações submetidas ao serviço de pesquisa do SAPO.

Neste estudo foi analisado um registo das interrogações efectuadas no motor de pesquisa SAPO, num período de cerca de 6 meses no ano de 2010 (29 de Janeiro a 12 de Julho). O dia da semana com mais pesquisas foi a segunda-feira sendo que a partir daí existe uma tendência de descida até Domingo onde em praticamente todos esses dias a quantidade de pesquisas está abaixo da média semanal. O período em que se regista o maior número de pesquisas é entre as 14:00 e 17:00, onde se verifica que a percentagem de pesquisas por hora está 50% acima da média. Cerca de 65% das sessões têm uma duração inferior a 1 minuto e quase 88% menos de 15 minutos. A duração média é de 5 minutos e 23 segundos. Mais de metade das sessões têm apenas 1 pesquisa e quase 90% até 5 pesquisas. O número médio de pesquisas por sessão é 2.88. O número médio de termos por pesquisa é de 2,03 e cerca de 90% das pesquisas têm no máximo 3 termos. Quando um utilizador modifica uma pesquisa a acção mais comum é modificar um ou mais termos mas manter o mesmo número de termos na pesquisa (verifica-se para 32.15% das pesquisas modificadas). A segunda e terceira acção mais comum é adicionar e remover um termo, respectivamente. Os utilizadores do SAPO raramente usam operadores booleanos. O tópico mais frequente foi Computadores ou Internet. Muitos utilizadores procuraram por este conteúdo nomeadamente por redes sociais, sítios Web específicos, serviços de email ou mesmo por outro motor de pesquisa. Pesquisas acerca de tópicos como Saúde ou Ciências e Governo são muito raras.

Parabéns ao Rui pelo muito bom trabalho!

A apresentação realizada pelo Rui Ribeiro foi gravada em vídeo e disponibilizada na plataforma Educast da FCCN. O vídeo integral pode ser encontrado em diversos formatos a partir desta página.

O texto integral da dissertação ficará disponível em breve no Repositório da Universidade do Porto.



Sem comentários