Avatar

Serviços, Aplicações e Plataformas SAPO

11 Agosto 2011
Sem comentários

De forma análoga aos webservices, o SAPO disponibiliza um vasto conjunto de serviços, aplicações e plataformas – projectos – que poderão ser utilizados por qualquer entidade que se relacione com o SAPO Labs.

Neste sentido, o agregado da informação aqui apresentada deve ser entendida no seu sentido mais amplo, quer por áreas ligadas à tecnologia, quer por áreas ligadas à sociologia, estatística, economia, marketing, matemática, línguas ou outra. Acreditamos que podem ser feitas diversas iniciativas interessantes com estas áreas do conhecimento e com o conteúdo disponibilizado por estes serviços e plataformas.

Aqui são elencados apenas alguns projectos que se julgam interessantes para a  academia, não sendo esta uma lista exustiva. Para uma visão mais global do conteúdo existente na rede SAPO, sugerimos que aceda à homepage do SAPO e visualize a lista de projectos e conteúdos (barra verde, carregar em “todo o SAPO”). Se um conteúdo existe no SAPO, através dos labs, poderá encontrar uma forma de o enquadrar nas suas actividades.

Serviços, Aplicações e Plataformas

SAPO Alertas – http://alertas.sapo.pt/

O mundo não pára, e a informação que passa pela internet também não. Notícias, artigos de blogs, fotografias, vídeos – é quase impossível acompanhar tudo, e perde muito tempo a descobrir o que lhe interessa mesmo. O SAPO Alertas ajuda-o a receber apenas a informação que lhe interessa e que tem tempo para ver. Escolha os temas e decida onde quer recebê-los: no seu PC, no seu telemóvel ou através do Messenger…

O SAPO Alertas é uma plataforma de notificação que permite a configuração de diversas regras de análise e notificação do utilizador. O conteúdo que está disponível para ser analisado pelo motor de regras poderá ser encontrado no catálogo do alertas (http://alertas.sapo.pt/catalogo), mas também poderá ser inserida informação de fontes externas através de RSS. Todo o serviço foi construído através de APIs, havendo uma grande versatilidade na integração em outros produtos do SAPO ou de potenciais parceiros.

Parceiros: O SAPO Alertas é totalmente desenvolvido pela equipa do SAPO.

Conteúdo: Astrologia, Noticias, Emprego, Transito, Cinema, Tempo, Futebol, Fama, Desporto, Blogs (SAPO e outros providers), Qualquer tipo de conteúdo externo estruturado em RSS

 

SAPO Astral – http://astral.sapo.pt

O SAPO Astral pretende dar a conhecer todo o inesgotável universo de temas esotéricos, tornando-se assim o mais ambicioso e completo portal português na Internet dedicado a tudo o que concerne a espiritualidade.

Parceiros: Adrian Duncan, Alexandra Solnado, Carla Isidro, Cristina Candeias, Maria Helena Martins, Heloísa Miranda, Maya, Pai Pedro de Ogum, Paulo Cardoso, Paulo Serra, Vera Xavier, revista Flor de Lótus, Eunice Ferrari, Nuno Michaels, Patricia Bernardo, Eva Veigas, Miguel de Sousa, Dario Montoya, Maria Amaral, Márcia Oliveira, Mãe Tina de Oya, etc

Conteúdo: Previsões diárias mensais e semanais feitas com base em Astrologia; Vários tipos de tarot e numerologia; Artigos sobre Astrologia, Terapias, Tarot, Anjos, Wicca, Reiki, Yoga e Regressão; Notícias e informação de agenda sobre todo o género de atividades na área

 

SAPO Auto – http://auto.sapo.pt

O Auto SAPO foi lançado em Abril de 2005, com o objetivo de constituir o principal ponto de encontro entre quem pretende comprar e vender uma viatura semi-nova ou usada. Atualmente conta com mais de 35.000 viaturas online e 1.250 empresas clientes. Todos os meses recebe mais de 1 milhão de visitas, registando mais de 15 milhões de páginas vistas.

Conteúdo: Anúncios de Automóveis, Comerciais, Motos e Barcos semi-novos e usados; Notícias sobre o mercado automóvel e  Ensaios; Galeria multimédia; Preços; Informações de trânsito

 

SAPO Blogs – http://blogs.sapo.pt

O SAPO Blogs é a maior plataforma de blogs em Portugal, armazenando mais de 500.000 blogs (Ago. 2011). Por dia passam por esta plataforma mais de 10.000 artigos publicados e mais de 30.000 comentários.

 

SAPO Casa – http://casa.sapo.pt

O Casa Sapo é, há 10 anos consecutivos, o portal imobiliário líder em Portugal. Recebe, todos os meses, em média, um milhão de visitas e envia, a cada dez minutos, 12 contactos de potenciais negócios a profissionais imobiliários. O Casa Sapo tornou-se, nestes 10 anos, no portal imobiliário de referência para profissionais e particulares, o verdadeiro mercado imobiliário online, por excelência.

Conteúdo: Anúncios de casas para venda, casas para alugar, aluguer e negócios; Casa SAPO TV; Avaliação de imóveis; Consultório jurídico

 

SAPO Cinema – http://cinema.sapo.pt

O SAPO Cinema é um projecto já com vários anos, tendo como objectivo divulgar todo o tipo de conteúdo relacionado com a 7ª arte. Desde a programação de todos os cinemas nacionais, até estreias dos últimos filmes e informações sobre os diversos festivais.

Parceiros: Sercultur, SAPO, Produção própria.

Conteúdo: Informação das Salas de cinema nacional e respectivos filmes; Últimas estreias da Semana; Trailers de Video dos filmes em estreia; Noticias sobre Cinema


SAPO Desporto – http://desporto.sapo.pt

O SAPO DESPORTO é um site noticioso sobre Desporto a entrar no terceiro ano de actividade. A produção própria de artigos é diária com actualização ao minuto entre as 7h00 e as 2h00 da manha seguinte. O SD cobre os principais eventos desportivos com uma equipa de 7 jornalistas Multimedia (alem de texto fazem video). O SD alem do site é visível em diversas plataformas: mobile, App iPhone e Android,  MEO, iPad.

Parceiros: O SD conta com a parceria da Sport Invest Multimedia responsável pelos dados estatísticos e vídeos de futebol da Primeira Liga portuguesa

Conteúdo: Noticias sobre praticamente todas as modalidades; Cobertura ao minuto dos principais jogos de futebol, com video no caso da Primeira Liga Portuguesa; Calendários, resultados e estatísticas; Reportagens no local dos maiores eventos desportivos como o caso do Mundial 2010.

 

SAPO Emprego – http://emprego.sapo.pt

O SAPO Emprego é o portal de emprego do SAPO, cujo principal objetivo é facilitar a aproximação entre empresas e candidatos com vista à colocação rápida e económica dos profissionais no mercado de trabalho. Dirige-se essencialmente a quem esteja à procura de emprego ou pretenda uma recolocação no mercado de trabalho, e também a profissionais ativos ou desempregados que procurem ferramentas de valorização profissional através de ações de formação.

Conteúdo: Anúncios de Emprego, Estágios e Formação; Bolsa de voluntariado; Guia de Carreira

 

SAPO Fama – http://fama.sapo.pt

O SAPO Fama é um portal agregador de notícias do mundo dos famosos. Para além de notícias o portal contém fotogalerias, vídeos, eventos, reportagens sobre moda e diversos passatempos.


SAPO Familia – http://familia.sapo.pt

Posicionando-se como um canal abrangente, o SAPO Família pretende acompanhar os pais na educação dos seus filhos, desde o seu planeamento até atingirem a adolescência. Conta com a parceria do site Estrelas e Ouriços ( estrelaseouricos.familia.sapo.pt)  para divulgação de agenda de atividades em família para todo o país

Parceiros: Revistas “Bebé Saúde”, “Mãe Ideal”, Saber Viver”.Johnson’s Internacional com conteúdos Babycenter adaptados à realidade portuguesa. consultórios de especialistas nas áreas  de Psicologia da Criança e do Adolescente, Apoio à Maternidade, Perda Gestacional, Prevenção das Dependências e Relações Familiares.

Conteúdo: Planeamento da gravidez, fases da gestação, primeiros dias; Etapas de desenvolvimento das crianças; Saúde e segurança; Educação e relacionamento com os filhos; Sexualidade; Testes e receitas; Serviço de newsletters  descreve o crescimento do feto nessa semana, ilustra o seu tamanho e aspecto, explica o que está a mudar na vida da grávida nesse período,  até ao primeiro ano de vida do bebé, nos vários aspectos do seu desenvolvimento.

 

SAPO Fotos – http://fotos.sapo.pt

O SAPO Fotos é um serviço de alojamento e partilha de fotografias online. Tem como principal distinção para os demais concorrentes o facto de ser totalmente ilimitado e gratuito.

Parceiros: Lusa, KameraPhoto

Conteúdo: Destaques editoriais de fotos e galerias; Foto-reportagens de actualidade; Arquivo fotográfico da Lusa com 2 milhões de imagens (http://fotos.sapo.pt/lusa); Projecto Diário da República do grupo KameraPhoto (http://diariodarepublica.fotos.sapo.pt); Versões multiplataforma: mobile, iphone, TVApps, Meo; Versões internacionais: Cabo Verde, Angola, Moçambique e Timor; Integração com redes sociais; Passatempos fotográficos


SAPO GIS

O GIS Studio é uma aplicação Web (SaaS – Software as a Service) que, mediante autenticação, permite inserir, gerir e editar (incluindo correcção, alteração e actualização) a informação e conteúdos dos Pontos de Interesse (POIs) disponibilizados no Serviço de GIS e no SAPO Mapas. Trata-se de uma ferramenta fácil de usar, apresenta um design profissional e intuitivo. Não exige conhecimentos especializados de Sistemas de informação geográfica (SIG) para as tarefas mais comuns. Não tem associadas quaisquer despesas de instalação, manutenção ou actualização. Funciona em qualquer browser ou sistema operativo e não carece de instalação de qualquer software no cliente ou nos servidores.

Funcionalidades: Visualização de POIs; Edição de POIs; Desenho de Polígonos; Importação e conversão de dados; Supervisão de POIs; Gestão de listas de POIs; Gestão de Entidades

 

SAPO Hadoop

O SAPO possui e tem vindo a expandir uma infra-estrutura de super-computação baseada no paradigma Map-Reduce, utilizando a tecnologia open-source Apache Hadoop. Esta tecnologia permite distribuir processamento intensivo por um cluster de computadores de uma forma simples e flexível. Para além da capacidade de computação em larga escala para processamento em modo batch, o actual cluster Sapo disponibiliza também uma ampla capacidade de armazenamento de dados, quer sob a forma de um sistema de ficheiro distribuído, quer sob a forma de uma base de dados paralela. O cluster é actualmente utilizado em projectos de análise de dados, recomendações e text-mining.


SAPO Homepage

A Homepage do SAPO é na atualidade a página de Internet mais visitada em Portugal. Por lá passam mais de 1 milhão de utilizadores diariamente, que procuram informação noticiosa, de entretenimento ou então um dos numerosos serviços que o SAPO disponibiliza na sua rede. É através da homepage que se podem obter inúmeros dados, nomeadamente de pesquisa, comportamento e utilização de muitos dos nossos serviços.

 

SAPO ID – http://id.sapo.pt

O SAPO ID é um projecto dedicado à temática da autenticação (em SSO), autorização, selfcare e profiling de clientes e utilizadores do Portal SAPO.

Funcionalidades: Selfcare de utilizadores (alteração de dados de perfil, métodos de autenticação, alteração de password, etc); Gestão de página pública de perfil; OpenID Provider; oAuth Provider; Autenticação com Single Sign-On; Suporte de openID clients; Suporte de Facebook e Twitter (oAuth); Suporte de autenticação por certificado web; Suporte de Cartão do Cidadão

 

SAPO Kids – http://kids.sapo.pt

O SAPO Kids é um portal de Internet para crianças dos 3 aos 12 anos, reunindo num só site notícias, vídeos, jogos e todo o tipo de conteúdo sobre os temas que interessam aos mais novos. Brincar, Aprender, Divertir são as palavras-chave do SAPO Kids. No SAPO Kids é ainda possível aprender a programar de forma simples e intuitiva com o Scratch: uma linguagem de programação desenvolvida pelo MIT em que o código é construído encaixando blocos coloridos como num Lego. Os programas podem depois ser partilhados online com a comunidade Scratch.

Parceiros: Superstars, Desenhos.pt, Produção própria

Conteúdo: Notícias e vídeos de filmes, TV, desporto, música, tempos livres; Jogos em Flash; Desenhos para colorir; Vídeos sobre ciência;  Dicionário; Aprender a programar com o Scratch

 

SAPO Kiosk – http://sapokiosk.com

O SAPO Kiosk é parte integrante do SAPO Notícias. Trata-se de um agregador de jornais, onde é possível consultar diariamente as capas dos jornais e revistas de maior relevância. O Kiosk inclui jornais nacionais e internacionais, organizados por categorias temáticas e pela sua periodicidade.

Parceiros: O SAPO Kiosk tem parcerias com os jornais e revistas de maior tiragem a nível nacional, como por exemplo: Correio da Manhã, Jornal de Notícias, Público, Diário de Notícias, i, Expresso, Sol, Visão, Sábado, Focus, entre muitos outros.

Conteúdo: Jornais e revistas nacionais e internacionais, sendo possível pesquisar por regiões geográficas, categorias temáticas e periodicidade de lançamento.

 

SAPO Mapas – http://mapas.sapo.pt

Criado em 2006, o SAPO Mapas é um serviço que permite pesquisar localidades, ruas, entidades, códigos postais, números de telefone e de porta em Portugal Continental e das Regiões Autónomas. Ao todo, no SAPO Mapas existem mais de 2 milhões de pontos de interesse,distribuídos em mais de 90 categorias com informação sobre os serviços, fotografias, meios de pagamento, preços, horários, entre outros. Estes conteúdos abrangem as mais variadas áreas, desde restaurantes, hotéis, cultura, ensino, turismo, etc.

O SAPO Mapas dispôe de conteúdos informativos em tempo real como o trânsito, o tempo, notícias e farmácias de serviço, resultando do esforço continuado do SAPO em estabelecer parcerias nacionais fortes, com conteúdos de qualidade e diferenciadores para os portugueses.

O SAPO Mapas tem vindo, progressivamente, a ser melhorado ao nível do grafismo e das funcionalidades, tendo nomeadamente integrado a possibilidade de consultar itinerários de vários tipos: de carro mais rápido, de carro mais curto, a pé e de transportes públicos na Grande Lisboa (Carris, Metro, CP, Fertagus, entre outros). Tem também a possibilidade de se realizar visitas virtuais e ver fotografias em 360º.

Recentemente, integrou as Estatísticas fruto de uma parceria com o INE onde são apresentados os indicadores estatísticos que apresentam dados quantitativos sobre diversos sectores económicos e sociais, agrupados em 19 categorias. Presentemente o SAPO Mapas já disponibiliza para consulta os resultados preliminares dos Censos 2011. O SAPO Mapas dispõe de outras funcionalidades: SAPO Mapas mobile, copiar o endereço do browser, enviar por e-mail, imprimir e a opção full browser.

A equipa do SAPO Mapas desenvolveu uma API de raiz e pretende disponibilizá-la aos programadores que pretendam incorporá-la nas suas aplicações. Esta, é constituída por exemplos de códigos consoante as funcionalidades pretendidas. É também disponibilizada documentação em Português e Inglês explicando o mecanismo da mesma. Para mais informações poderá consultar o endereço: http://mapas.sapo.pt/api/.

 

SAPO Messenger – http://messenger.sapo.pt

O SAPO Messenger é o serviço de Instant Messaging do SAPO. É uma plataforma que permite comunicar de diversas formas, por chat, multi-chat, SMS e chamadas entre pc´s e telefone. O serviço de Messenger é desenvolvido por uma Equipa especializada do SAPO, baseado num servidor XMPP que suporta a versão web em Javascript, uma aplicação desktop Windows em Delphi e aplicação Mac em Objective C.

funcionalidades: Disponível através de aplicação Windows e Mac e versão web; Chamadas gratuitas de voz e vídeo entre computadores e a preços reduzidos, para telefones e telemóveis; Permite comunicar de todos os contactos do MSN, Gtalk e Facebook; Integrado com o SAPO Mail

 

SAPO Mulher – http://mulher.sapo.pt

Com mais de sete milhões de pageviews por mês, o SAPO Mulher é o site feminino mais visto em Portugal, onde vai continuar a encontrar as últimas novidades e artigos de interesse para o universo feminino: Actualidade, Moda e Beleza, Amor e Sexo, Bem-Estar, Casa e Jardim, Carreira e Vida, Lazer e Celebridades.

Parceiros: Revistas Saber Viver, Ultimate Beauty, Jardins, Estética Viva, Saúde Actual; diversos colaboradores em diversas áreas – psicologia, comportamento, decoração, horóscopo, moda de rua. Produção Própria.

Conteúdo: Artigos e especiais sobre os temas acima descritos; Fotos, vídeos, passatempos, testes, agenda de eventos Multimédia; Acompanhamento dos principais desfiles de moda realizados a nível internacional, através das galerias de fotos, ver vídeos alusivos a vários temas, etc..; Consultórios online gratuitos: Moda, Imagem, Cirurgia Plástica, Psicologia, Sexologia, Nutrição, Astrologia, Saúde Oral, , Cirurgia Plástica, Comportamentos Aditivos, etc

 

MusicBox – http://musicbox.sapo.pt

O MusicBox é um serviço de streaming de música que conta com uma biblioteca de milhões de músicas e está presente em multiplataforma. O serviço permite que, mediante uma subscrição, o utilizador tenha acesso ilimitado à biblioteca de músicas do MusicBox através do PC, telemóvel, tablet ou televisão. Para isso basta-lhe instalar um player no computador, uma aplicação no telemóvel ou tablet, ou aceder ao MEO Interactivo. O serviço permite ainda efectuar o download de músicas para poder ouvir mesmo sem acesso à internet.

Funcionalidades: Serviço multiplataforma – PC, telemóvel, tablet, TV; Streaming de música; Biblioteca com milhões de músicas; Acesso ilimitado às músicas da biblioteca; Possibilidade de download de músicas


SAPO Notícias – http://noticias.sapo.pt

O SAPO Notícias é um agregador de Notícias generalistas, de desporto, economia, tecnologia e notícias locais. O SAPO Notícias está presente a nível nacional e também em Cabo Verde, Angola, Moçambique e Timor-Leste. Para além das notícias é também possível ver vídeos, fotos, infografias, banca de jornais, foto do dia e cartoons.

Parceiros: O SAPO Notícias conta com as parcerias da RTP, SIC Online, Sol, Diário Digital, SAPO Tek, entre outros.

Conteúdo: O SAPO Notícias tem conteúdos próprios e gerados pelos seus parceiros, para o território nacional e para Cabo Verde, Angola, Moçambique e Timor-Leste. Os conteúdos incluem notícias generalistas, de desporto, economia, tecnologia e locais, bem como vídeos, fotos, infografias e cartoons.

 

SAPO Operações

Os serviços do Portal Sapo assentam numa infra-estrutura formada por servidores, equipamentos de rede e de equipamentos de armazenamento de dados, contando actualmente com mais de 500 servidores e mais de 100TB de informação. Os perfis da infraestrutura vão de sistemas de front-end (http/s, smtp, etc.), backend (MySQL, Hadoop, VMware, KVM) até sistemas de Storage (NFS, SAN, CIFS).

Diariamente armazenam-se milhares de indicadores de todos os recursos computacionais com o objectivo de detectar problemas em curso, bem como pro-activamente prevenir situações de ruptura futuras.

Responsabilidades: Co-relacionar eventos de todos os sistemas efectuando diagnósticos precoces de problemas; Administrar Sistemas Operativos e Serviços dos sistemas de front-end e backend; Administrar sistemas de storage centralizado e descentralizado, zelando boa distribuição para as centenas de clientes; Administrar Cluster de Virtual Machines e a sua gestão optimizada; Administrar a implementar sistemas de distribuição de software, quer ao nível do serviço, quer ao nível do SO; Garantir a segurança de todo o parque do ISP.

Desafios: Conseguir medir o estado actual de todos os sistemas através de indicadores, correlacionando e antecipando eventos; Correlacionar eventos dos diversos sistemas com vista ao diagnostico e a identificação das reais causas de problemas; Antecipar eventos/problemas detectando anomalias através da analise de desvios nos padrões normais de funcionamento; Determinação proactiva da necessidade de aumentar os recursos disponíveis devido a mudanças não previstas nos padrões de utilização dos sistemas;

 

SAPO Praias – http://praias.sapo.pt

O SAPO Praias é um site de referência a nível de conteúdos para banhistas. Caracteriza-se por um vasto levantamento fotográfico e pela descrição detalhada das praias da costa portuguesa que vai desde os acessos até aos serviços disponibilizados. O SAPO Praias disponibiliza também a emissão em directo de 12 praias que permite ao utilizador ter a noção do estado do mar em tempo real.

Parceiros: Magic Box (Oceanlook)

Conteúdo: Base de dados com informação detalhada de 300 praias com forte complemento fotográfico; Emissão em directo de 12 praias; Especificidades de cada praia: parque de estacionamento, apoios de praia, nadador salvador, acessibilidades (pedonal e para pessoas de mobilidade reduzida, naturismo, acesso a animais, coordenadas de GPS…); Praias existentes na mesma área, utilizando como base os concelhos; Informação meteorológica, marés, ondulação, temperatura e vento; Conteúdo pedagógico (cuidados a ter especialmente na época balnear)


POND – http://pond.pt

O Pond é um agregador e publicador de media social que lhe permite seguir os seus amigos, juntar informação sobre eles e partilhar o seu conteúdo nalguns dos mais populares serviços de interacção social online do momento.  Suporta actualmente Twitter, Facebook, Flickr, YouTube, LinkedIn, Picasa, SAPO Vídeos, Sapo Fotos, Sapo Blogs, bem como a subscrição de feeds de RSS/Atom. Além disso, toda a sua funcionalidade foi exposta num API de programação, facilitando a implementação de aplicações cliente em várias plataformas, pelo que temos implementado clientes desktop, vários tipos de smartphone (incluindo iphone e android), publicação por sms e suporte experimental para ip-tv. Informação mais detalhada aqui: http://pond.pt/home/faq, seleccionar a língua portuguesa.

Parceiros: TMN, SAPO

Conteúdo/Funcionalidades: O Pond vai buscar todos os eventos publicados para o utilizador e apresenta-os numa timeline única; Apresentação com  vários métodos de filtragem, configuração e pesquisa de conteúdo; Publicação em quase todos os serviços suportados, sendo capaz de fazer “status updates”, “posts” completos em texto, imagens e vídeo.

 

SAPO Qualidade & Usabilidade 

O departamento de Qualidade & Usabilidade do SAPO é transversal ao grupo PT e tem como objectivo principal a melhoria contínua ao nível da qualidade, usabilidade e acessibilidade de todos os projectos que acompanhamos.

Funções: Ajuda no planeamento: desenho de esboços; especificações funcionais; wireframes; workflows; Validação de usabilidade: avaliações heurísticas ao longo de várias fases do processo de desenvolvimento; testes com utilizadores; Validação de acessibilidade: testes manuais e automáticos de verificação de acessibilidade; Testes de carga

 

SAPO Sabores – http://sabores.sapo.pt

O SAPO Sabores é um projecto já com vários anos, tendo como objetivo a divulgação e partilha de tudo o que está relacionado com a gastronomia. Tem receitas de vários tipos e países, submetidas por chefes conceituados, mas também por comunidade. Informação sobre restaurantes e vinhos, cursos, lojas e produtos gourmet, passatempos e notícias.

Parceiros: SAPO, Produção própria, Notiforma, Bimby, Time Out, Infoportugal, Revista wine, Adegga, Velvetbull

Conteúdo: Receitas; Restaurantes; Vinhos; Aprender com vídeos e divulgação de cursos; Produtos e lojas gourmet; Atualidade gastronómica


SAPO Saúde e Farmácias – http://farmacias.saude.sapo.pt/ ; http://saude.sapo.pt

Englobando os sites SAPO Saúde (saude.sapo.pt), Médicos de Portugal (medicosdeportugal.saude.sapo.pt),  e SAPO Farmácias SAPO Saúde é o líder incontestado e de referência dos motores de busca em Portugal.

Parceiros: Revistas Prevenir e Jornal do Centro de Saúde. Produção Própria

Conteúdo: Toda a Actualidade na área da Saúde; Artigos sobre Medicina, Peso, Nutrição, Estética e Bem-Estar para toda a família; Calculadoras, Testes, Consultórios e dicas para se manter saudável; Videos e Foto-galerias


SAPO Security 

A equipa de segurança do SAPO é uma equipa transversal cujo objectivo é aumentar a segurança dos serviços do SAPO, através de auditorias aos projectos, de formação aos colaboradores e a serviços de consultoria às equipas de projecto. Qualquer projecto SAPO que passe a ambiente de produção tem de ser auditado pela equipa de segurança.


SAPO Tempo – http://tempo.sapo.pt

O SAPO Tempo disponibiliza informação sobre previsão meteorológica para Portugal Continental e Ilhas, permitindo uma pesquisa mais detalhada por localidade. Está também disponível para Cabo Verde, Angola, Moçambique e Timor Leste.

Parceiros: AccuWeather

Conteúdo: Previsão meteorológica do tempo presente e cinco dias seguintes; Informação sobre temperaturas prevista de máxima e mínima; Informação sobre percentagem de humidade e visibilidade; Pesquisa por concelho


SAPO Videos – http://videos.sapo.pt

O SAPO Vídeos é um serviço gratuito de alojamento e partilha de vídeos na internet, dividido por diferentes tipos de conteúdos – vídeos de comunidade colocados por qualquer utilizador com conta registada no serviço e vídeos profissionais colocados por parceiros do SAPO na produção de conteúdos. Neste contexto, à comunidade de vídeos, o SAPO Vídeos disponibiliza:

Alojamento e partilha de vídeos, públicos ou privados, com conta registada SAPO; Possibilidade de fazer embed dos vídeos em páginas, blogs ou sites; Sistema de identificação e sinalização de vídeos ilegais ou impróprios, gerido permanentemente por uma equipa de manutenção à qualidade do serviço; Visualização de estatísticas dos vídeos vistos e canais, por parte de cada utilizador; Criação de canais, ou conjunto de vídeos numa mesma playlist; Subscrição de feeds RSS de utilizadores ou canais.

À comunidade de parceiros do SAPO, é ainda disponibilizado: Maior duração de vídeo; Possibilidade de streaming, público ou privado; Templates personalizados para cada parceiro. O serviço está assente numa estratégia Multi-Plataforma, disponibilizando os conteúdos de vídeos em PC, Mobile, I-Phone, Android, Boxes de TV e Smart TV’s.

Parceiros: O SAPO Vídeos tem inúmeros parceiros, como por exemplo: SIC; RTP; Produções Fictícias (Canal Q, Os Incorrigíveis, À lei da bola); Diário Económico; Correio da Manhã; TV Net; Be Active; Liga dos Últimos; Imagens de Marca; Game Over, etc.

Conteúdos: O conteúdo do serviço, tanto de comunidade como de parceiras, é distribuído por diferentes categorias, tais como: Animação; Arte e Entretenimento; Cinema; Ciência e Tecnologia; Desporto; Humor; Música; Notícias; Publicidade; Videojogos




Sem comentários