Avatar

Projeto Advanced Playground & Innovation – Universidade de Aveiro

7 Setembro 2011
Sem comentários

É sabida a predisposição por parte da comunidade académica para utilizar API’s dos diversos service providers presentes na internet (Google, Yahoo, Bing, Last.fm, Facebook, etc) no âmbito das diversas disciplinas leccionadas como forma de exemplificar aos alunos tecnologias e conceitos de forma aplicada. Essa predisposição traduz-se não só na transmissão de conhecimentos teóricos, mas também na formação prática por via experimental nas diversas API’s em causa. Acresce o facto que o espírito criativo e empreendedor de alguns dos alunos os conduzem à criação de novas aplicações (em prótotipo) potencialmente comercializáveis.

Por parte do grupo PT existe um alargado conjunto de serviços, que ao contrário dos service providers previamente mencionados não se encontram divulgados e/ou disponíveis ao público em geral (excepção feita ao SAPO em http://services.sapo.pt/, ainda que, em determinados casos, com algumas restrições).
Por parte da Universidade é importante referir o enriquecimento dos currículos das disciplinas da área de Redes e Telecomunicações e Sistemas de Informação, através da criação de trabalhos práticos mais complexos e que envolvam tecnologias normalmente vedadas do âmbito académico mas de extrema importância para a indústria.

O objectivo deste projecto consiste pois da criação de um portal que agregue diversas API’s (service interfaces + documentação + exemplos) disponibilizadas por produtos SAPO e dos seus parceiros e não acessíveis ao publico em geral. A existência do portal proposto visa potenciar colaborações mais estreitas com parceiros Universitários, que terão acesso a um ambiente controlado, onde poderiam desenvolver protótipos de aplicações no âmbito de diversas disciplinas.

Responsável: Professor Diogo Gomes.

Atividade deste projeto
[postlist tags=”projapi”]



Sem comentários