Avatar

Rui Martins (Google) em talk na FEUP sexta 2 dezembro

30 Novembro 2011
Sem comentários
Na próxima sexta, dia 2 de dezembro, temos na FEUP uma palestra convidada dada por um nosso ex-estudante: o Rui Martins, a trabalhar na Google Londres.
Pormenores da sessão:
Sala e hora: B010,  17h.
Duração: 1h de apresentação, tempo amplo para perguntas.
Título: ”Google e armazenamento de dados a nível planetário”
Resumo:
O Google hoje em dia é responsável pelo armazenamento de Terabytes da mais diversa informação: desde o conteúdo e indexamento de páginas web, a emails do Gmail, a vídeos do YouTube, às aplicações do Android Market…
A suportar estes serviçoes existe uma infraestrutra de armazenamento de dados que permite uma fácil escalabilidade e distribuição do serviço mantendo factores importantes de qualidade como a latência sempre baixos.
Nesta talk vai ser abordada a Megastore, uma tecnologia internamente desenvolvida pelo Google que fornece as fundações para o armazenamento de grande parte da informação processada pelo Google.
Biografia: 
Rui Martins trabalha como Engenheiro de Software no Google em Londres. Actualmente encontra-se a trabalhar num projecto relacionado com tecnologias de processamento vídeo e audio. Está no Google desde Outubro de 2007 e já trabalhou em diversos projectos como YouTube, pesquisa por reconhecimento de voz e Android Market.
Terminou a Licenciatura em Engenharia Informática e de Computação no ano de 2006 na FEUP. Durante o período académico trabalhou durante dois anos como investigador em parceria com o INESC Porto e também presidiu ao Núcleo Universitário do IEEE da Universidade do Porto durante três anos. Realizou o estágio do curso na Microsoft em Copenhaga onde trabalhou mais um ano. Nos tempos livres, o Rui gosta de praticar desporto (futebol, natação e ténis), ler e ouvir música dos mais diversos géneros desde Radiohead a Tchaikovsky.


Sem comentários