Avatar

Bolsas SAPO – Abertura de Concursos

13 Setembro 2012
Sem comentários

O processo de seleção foi concluído em outubro de 2012.

Encontram-se abertos concursos para a atribuição de bolsas SAPO para investigação e desenvolvimento em diferentes áreas. Estas bolsas estão associadas a projetos em curso ou em fase de arranque no Laboratório SAPO da Universidade do Porto.

Procuramos candidatos motivados e interessados em desenvolver investigação em Engenharia Informática. As bolsas são apropriadas para Finalistas, Licenciados e Mestres em Engenharia Informática, ou área afins. O processo de seleção terá em consideração o currículo do candidato e a entrevista.

As bolsas são atribuídas pela FEUP e seguem as tabelas das bolsas de investigação da FCT (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt).

A candidatura é apresentada aos responsáveis do laboratório com uma manifestação de interesse no projeto e motivação do candidato, e resulta na marcação de uma entrevista com o responsável do projeto na FEUP. O processo de seleção decorre até ao final de setembro de 2012. Os pedidos de esclarecimento sobre cada projeto podem ser enviados ao seu responsável.

Descrição Sumária das Bolsas a Concurso

1. Extração de informação de capas de jornais e revistas

(responsável: Sérgio Nunes, FEUP)

Bolsa de 6 meses, renovável por igual período, focada no estudo, implementação e avaliação de soluções para a extração de informação de capas de jornais e revistas existentes em formato digital. Um aspeto particular a estudar prende-se com o reconhecimento automático de rostos nesta coleção.

2. Caracterização de perfis de utilização da web

(responsável: Sérgio Nunes, FEUP)

Bolsa de 6 meses, focada na exploração e caracterização de uma coleção de larga escala de registos de navegação web de utilizadores. Pretende-se identificar e caracterizar perfis e padrões de navegação na web.

3. Geração automática de playlists e recomendação musical – “Juggle”

(responsável: Filipe Coelho, FEUP)

Bolsa de 6 meses, renovável por igual período, para o desenvolvimento de um sistema de geração automática de playlists. Pretende-se processar coleções de larga-escala (milhões de músicas) e analisar a informação disponível, com ênfase nas características áudio e nos gostos dos utilizadores. O projeto inclui a criação de um protótipo mobile e de uma API web.

4. Reconhecimento facial de personalidades – “Visage”

(responsável: Filipe Coelho, FEUP)

Bolsa de 6 meses, renovável por igual período, para o desenvolvimento de um sistema de reconhecimento facial de personalidades. Pretende-se combinar as capacidades de deteção e reconhecimento existentes em software livre com a aplicação de filtros visuais e a informação de contexto das ligações existentes entre personalidades. O projeto inclui a criação de um protótipo mobile e de uma API web.

5. Pesquisa e recomendação de fotos em coleções de larga-escala – “Dpikt”

(responsável: Filipe Coelho, FEUP)

Bolsa de 6 meses, renovável por 6 meses adicionais, para o desenvolvimento de um sistema de recomendação de fotos. Pretende-se processar coleções de larga-escala (milhões de fotos) e combinar a análise de conteúdo visual com a informação proveniente dos utilizadores (tags, ratings, visualizações). O projeto inclui a criação de um protótipo mobile e de uma API web.

6. Extração automática de micro biografias da web – “Verbetes”

(responsável: Jorge Teixeira, FEUP)

Bolsa de 6 meses, renovável por igual período, cujo objetivo é o desenvolvimento de um sistema capaz de automaticamente e periodicamente extrair informação biográfica de entidades- pessoas, organizações e eventos – a partir de documentos disponíveis na web (notícias, Wikipédia, etc.). Existem vários desafios a considerar como a classificação e desambiguação de entidades e a validação automática dos dados.

Contactos

O processo de seleção foi concluído em outubro de 2012.

Mais informações sobre o Laboratório SAPO da Universidade do Porto podem ser obtidas em http://labs.sapo.pt/up/.



Sem comentários