Avatar

DoctorMobile: Monitorização da dor em pós cirurgia ambulatório

19 Junho 2013
Sem comentários

Imagem_1

Desde o inicio do mês de Junho que se encontra em curso no Hospital Sousa Martins (HSM), na Guarda, um estudo piloto que abrange utentes em regime ambulatório de pós operatório. Este estudo visa a monitorização da dor através de um sistema informático desenvolvido num projeto de investigação realizado pela Universidade da Beira Interior (UBI) em parceria com o SAPO Labs, através do portal Meu Sapo Saúde. O sistema é composto por uma app instalada num smartphone disponibilizado aos utentes da Unidade de Cuidados Ambulatórios (UCA) do HSM.

A app permite a consulta da prescrição definida pelo médico, para além de alertar através de um aviso sonoro para a necessidade de tomada de medicamentos de acordo com prescrição definida, solicitando ao mesmo tempo a introdução dos níveis de dor sentida, usando uma escala visual numérica. A periodicidade destes é definida pelo profissional de saúde e varia de acordo com o protocolo médico estabelecido. Os dados obtidos são depois enviados para o portal Meu Sapo Saúde, possibilitando a sua consulta quer ao utente quer aos profissionais de saúde responsáveis pela monitorização. A monitorização de utentes é realizada ao longo de 5 dias.

Deste estudo espera-se validar a arquitetura de monitorização de doentes com dor, através da utilização de dispositivos móveis e da gestão de informação na cloud.

Este piloto surge no âmbito do projeto DoctorMobile.

Imagem_2

Imagem_3



Sem comentários