Avatar

Juggle: hybrid Large-Scale Music Recommendation

11 Junho 2013
Sem comentários

ui-juggle-12

Por José Devezas – Investigador SAPO Labs UP

O projeto “Juggle” pretende abordar a área de pesquisa de informação musical, focado na tarefa de geração automática de playlists. A música tornou-se parte essencial da vida quotidiana, e existem atualmente soluções variadas para abordar tarefas como identificação, tagging e recomendação. Cada ouvinte tem o seu gosto musical, que varia consoante o estado de espírito, local em que se encontre e em função do que vai ouvindo nas rádios ou lhe é recomendado por amigos.

O serviço MusicBox disponibiliza aos seus utilizadores acesso a um número bastante elevado de músicas, com playlists criadas manualmente ou baseadas nas tracks mais ouvidas/recentes. Analisando o feedback dos utilizadores, as características áudio e a informação de contexto, desenvolveu-se software especializado na geração automática de playlists que vai de encontro aos gostos dos ouvintes e que permite melhorar a experiência de utilização nos serviços existentes, suportando a descoberta de música.

O maior desafio neste projeto foi sem dúvida a larga escala, embora a multimodalidade dos dados tenha sido também um desafio na criação de modelos capazes de combinar características provenientes de três principais fontes: utilizadores, conteúdo áudio e contexto. A abordagem utilizada no Juggle centrou-se na modelação suportada num grafo de conhecimento e na utilização duma base de dados escalável adaptada à resolução de problemas com base em travessias de grafos. Assim, conseguiu-se obter um motor de recomendação se música, extensível com novas características, introduzindo novas ligações e nós no grafo.

[button link=”http://labs.sapo.pt/wp-content/uploads/2013/06/devezas-juggle-v0.2.pdf” style=”download” color=”silver”]Juggle: hybrid Large-Scale Music Recommendation[/button]



Sem comentários