Avatar

Projeto "O Mundo em Pessoa" revela os versos de Pessoa mais citados nas redes sociais

17 Junho 2013
1 comentário

Screen Shot 2013-06-15 at 6.55.02 PM

O SAPO Labs em parceria com a FCUL, disponibilizam hoje, ainda em versão de protótipo, “O Mundo em Pessoa“. Trata-se dum projeto que faz a recolha automática de citações de Fernando Pessoa (ortónimo e heterónimos) a partir das redes sociais.

O projeto é lançado em 2013, quando se comemoram os 125 anos do nascimento do poeta. Pessoa, sendo o poeta português mais conhecido dentro e fora de Portugal, é também provavelmente o mais citado.

Pedro Torres (SAPO Labs), que coordenou o projecto, explica: “Com “O Mundo em Pessoa” pretendemos mostrar quais as frases e versos de Fernando Pessoa que mais inspiram os seus leitores de todo o mundo. Pretendemos, também, conduzir todos aqueles que usam as palavras de Pessoa até ao seu texto original, ampliando o número de leitores e o conhecimento da sua obra.”

No site, os utilizadores podem ver as citações mais recentes, à medida que são identificadas, optando por consultar o último dia, semana ou mês. Podem ainda filtrar os resultados por heterónimo e aceder ao top de poemas mais citados nos últimos 30 dias. Vemos, por exemplo, que o poema “Tabacaria”, de Álvaro de Campos, foi o mais citado nas redes sociais no último mês – com mais de 300 citações, entre as quais várias dos conhecidos versos “À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.” e “Serei sempre o que esperou que lhe abrissem a porta ao pé de uma parede sem porta”. O segundo poema mais citado é da série “O Guardador de rebanhos”, de Alberto Caeiro.

Site: O Mundo em Pessoa



1 comentário