Avatar

Investigadores do Laboratório SAPO UP participam em equipa vencedora da competição do RepLab – CLEF 2013

5 Julho 2013
Sem comentários

logo_clef

Uma equipa liderada pela FEUP mas incluindo também elementos da FCUP e da Universidade de Lisboa e também dos laboratórios Labs Sapo, LIACC, INESC TEC e INESC ID obteve uma excelente classificação competição RepLab 2013: primeiro lugar nas tarefas de Filtering e Opinion Mining de acordo com algumas medidas de avaliação e em terceiro lugar de acordo com outras, num total de 11 equipas.

A equipa baseada na U.Porto tem a particularidade e incluir estudantes de vários dos seus cursos de mestrado e doutoramento, incluindo PRODEI, MAP-tele, PDCC, MIEIE e MCC, bem como bolseiros dos Labs SAPO e INESC TEC. Isto ilustra bem a forma como a U.Porto tem fortalecido as suas competências na área de data science, cuja importância para as empresas e para a sociedade é cada vez maior.

Esta equipa competiu na tarefa de Filtering, com o objetivo de criar métodos automáticos de desambiguação de entidades (empresas, celebridades, …) em Tweets. O método desenvolvido utiliza técnicas de processamento de linguagem natural e algoritmos de aprendizagem automática de forma a classificar os Tweets como relacionados ou não com uma dada entidade.

O RepLab é uma competição no âmbito do CLEF 2013 e tem como objectivo a monitorização da reputação de entidades na rede social Twitter.

Esta participação foi feita no âmbito de dois projetos financiados pela FCT, REACTION e POPSTAR.

A equipa baseada na U.Porto é constituída por:
Pedro Saleiro (PRODEI/FEUP)
Luís Rei (Labs SAPO)
Arian Pasquali (Labs SAPO, MCC/FCUP)
Carlos Soares (FEUP, INESC TEC)
Jorge Teixeira (Labs SAPO, LIACC, PRODEI/FEUP)
– Fábio Pinto (INESC TEC, PRODEI/FEUP)
– Mohammad Nozari (INESC TEC, MAP-tele)
– Catarina Félix (INESC TEC, PDCC/FCUP)
– Pedro Strecht (PRODEI/FEUP)



Sem comentários