Avatar

Um país como nós: as estatísticas que interessam

25 Setembro 2013
4 comentários

As estatísticas não passam de números quando não nos tocam diretamente. No mapa de Portugal, podemos encontrar muitos dados que separam e unem concelhos, distritos e regiões. Numa altura de eleições autárquicas, faz todo o sentido olhar para estes números de uma forma mais aprofundada.

É mesmo este o objetivo do projeto “Um país como nós”, uma parceria entre o SAPO Labs, a Universidade de Aveiro e a Universidade da Beira Interior. Através de uma ferramenta interativa, é possível construir um retrato em forma de estatística e comparar dados entre concelhos, confrontando-os com a média nacional.

Exemplo de um retrato estatístico construído no site Um país como nós.

Exemplo de um retrato estatístico construído no site Um país como nós.

Se ainda não sabe qual é a população total do seu concelho ou quantas pessoas trabalham na sua área, pode descobrir através da secção “Retrato”, construindo o seu perfil através das estatísticas, com a possibilidade de partilhá-lo nas redes sociais.

Já na secção “Estatísticas” é possível conhecer números sobre população, emprego e economia, e educação e saúde de cada concelho, acrescentar mais concelhos à lista e compará-los, tendo como referência a média nacional para cada uma destas áreas.

A poucos dias das eleições para o poder local, que se realizam no domingo, a secção “Autárquicas” possibilita a navegação pelas listas de candidatos por concelho, resultados de eleições anteriores, imagens de campanha, notícias dos principais media nacionais e um top dos candidatos mais referidos nas notícias.

A ferramenta de base deste site foi construída através do cruzamento de dados de várias fontes: INE – Instituto Nacional de Estatística, IEFP – Instituto do Emprego e da Formação Profissional, DGAL – Direção Geral da Administração Local, entre outras. Muitos deles foram obtidos a partir do site da PORDATA, que os disponibiliza em formato aberto e reutilizável.



4 comentários