Avatar

Projeto SAPO Broker — Universidade do Minho

1 Outubro 2013
Sem comentários

Com o objetivo de lidar com a grande quantidade de informação que passa pelos serviços do SAPO, foi criado um sistema circulatório de passagem de mensagens, o SAPO Broker. É um sistema distribuído assíncrono que permite ao SAPO lidar com as dezenas de milhares de mensagens por segundo que são passadas entre componentes e serviços internamente no SAPO. O projecto SAPO Broker debruça-se sobre formas de melhorar a eficiência desta componente central ao funcionamento de todo o SAPO.

O trabalho centra-se na caracterização e reprodução na Universidade do Minho da workload típica do Broker, a demonstração das limitações acima apontadas e a exploração dos limites do sistema. Estas tarefas serão executadas numa instalação piloto e com recurso à plataforma de simulação Minha, com vista à definição e avaliação preliminar de possíveis soluções.

A investigação em sistemas de passagem de mensagens na Universidade do Minho tem abordado diferentes desafios. Por um lado, a preocupação com a escala de sistemas de passagem de mensagens, tanto em termos de participantes (origens e destinos) como em termos de débito, motivou a investigação em protocolos de difusão epidémica, também conhecidos como gossip, centrada na otimização do protocolo em relação à topologia de rede e do compromisso entre latência e largura de banda. Um dos resultados deste trabalho é o protocolo NeEM, um protocolo de difusão epidémica em Java tirando partido da API java.nio.

Por outro lado, foi desenvolvida a plataforma Minha, que permite executar aplicações e middleware em Java num simulador centralizado. Ou seja, executar várias instâncias de JVM simuladas dentro de uma única JVM. Esta simulação é automaticamente calibrada para reproduzir as carateristicas de desempenho do processador, rede e disco reais. Como resultado, reproduz-se o comportamento de sistemas distribuídos, mas com toda a conveniência e flexibilidade das ferramentas de teste de um programa centralizado (i.e., debugger, unit testing, e mocking). Esta plataforma tem sido aplicada principalmente na avaliação experimental de sistemas de passagem de mensagens.

Atividade deste projeto
[postlist tags=”sapo_broker”]



Sem comentários