Avatar

Startup Weekend Covilhã – post mortem

25 Novembro 2013
Sem comentários

60 jovens desenvolveram ideias de negócio no Startup Weekend Covilhã

IMG_3621

A primeira edição do Startup Weekend Covilhã chegou ao fim!

Arrancou no passado dia 22 de Novembro no Data Center da Portugal Telecom e acabou este Domingo com o anuncio dos vencedores!

Durante 48 horas, 60 jovens tiveram a oportunidade de apresentar as suas ideias de negócio e desenvolvê-las em equipa.

As equipas não estiveram sozinhas. Todas elas foram acompanhadas por mentores, profissionais das mais distintas áreas, desde design, gestão, programação informática, com o papel de aconselhar os futuros empreendedores sobre os principais aspectos a ter em consideração na concepção e desenvolvimento das suas startups.

De manhã à noite, com a colaboração dos mentores, 10 equipas trabalharam exaustivamente nas suas ideias de negócio que foram apresentadas publicamente no domingo, 24 de Novembro, perante um painel de especialistas das mais diversas áreas.

Entre o júri do evento destaca-se a presença de, entre outros, do Professor José Epifânio da Franca – CEO da Portugal Ventures, do Dr. Alexandre Santos, responsável pelo Bluestart.pt – o programa de apoio a startups da PT, e do Professor Marques Cardoso, Vice-Reitor da UBI – Universidade da Beira Interior.

Todas ideias vencedoras foram premiadas com produtos/serviços relevantes para impulsionar a continuidade das startups iniciadas no Startup Weekend Covilhã, sendo de destacar os três primeiros classificados:

1º Prémio: iTravey (1 ano de incubação no Blue Start)
Projeto para dar poder aos amantes de viagens. Uma plataforma mobile & web que permite aos utilizadores formatarem as suas viagens e pedirem propostas a agências de viagens

2º Prémio: Geo Green (6 meses de incubação no Blue Start)
Projeto com patente nacional que desenvolveu materiais modulares produzidos em Portugal destinados para funcionarem como revestimento de estruturas (fachadas e coberturas) com base em materiais ecológicos (e.g. plantas autóctones)

3º Prémio: UClick Hotel (3 meses de incubação no Blue Start)
Projeto que desenvolveu uma plataforma agregadora dos diversos serviços existentes em hotéis, disponibilizando os mesmos numa APP para uso via tablet. Dá a comodidade aos utilizadores de ter numa única interface intuitiva toda a informação e permite aos hotéis uma melhor gestão da interação com os seus clientes.

O Startup Weekend Covilhã foi organizado pela I-START – Associação para a Promoção do Empreendedorismo, Inovação e Startups – e é uma iniciativa integrada na Semana Global do Empreendedorismo, na Semana Europeia das PME e na European Business Angel Week.

Este evento foi apoiado pela Portugal Telecom, que para além de investir em infra-estrutura no Pais – sendo o Data Center da Covilhã um exemplo recente desta aposta continua em inovação – investe sobretudo em capital humano – nomeadamente através de programas como o Blue Start, de apoio a empreendedores e startups.

IMG_3730

Covilha Startup Weekend



Sem comentários