Avatar

Dissertação de mestrado "TweeProfiles: Detecting spatio-temporal patterns on Twitter"

9 Junho 2014
Sem comentários

Screenshot 2014-06-06 12.29.20

Título: “TweeProfiles: Detecting spatio-temporal patterns on Twitter”

Autor: Tiago Cunha

Orientadores: Carlos Soares (PhD) e Eduarda Mendes Rodrigues (PhD)

CursoMIEIC – FEUP

Resumo:

Redes sociais na internet apresentam-se como fontes de informação valiosas, no que diz respeito aos seus utilizadores e aos seus respectivos comportamentos e interesses. Tal informação tem sido sujeita a vários estudos, conduzidos por investigadores em Data Mining e outras áreas de todo o Mundo, de forma a descobrir padrões interessantes. Para além disso, tem existido também investimento em criar plataformas para extracção contínua e visualização dessa informação.

Esta dissertação aborda o problema de identificar perfis de tweets envolvendo múltiplos tipos de informação: espacial, temporal, social e de conteúdo. Os objectivos estabelecidos são: 1) o desenvolvimento de uma metodologia de Data Mining que identifique perfis de tweets que com- binem de forma flexível as várias dimensões consideradas, 2) a criação de uma ferramenta de visualização para representar os resultados obtidos e 3) a sua aplicação a um caso de estudo na twittosfera portuguesa.

O processo de Data Mining é composto pela computação, normalização e combinação de ma- trizes de dissemelhança. Cada matriz de dissemelhança é submetida a um algoritmo de clustering que realiza a extracção do conhecimento. Esta dissertação estuda várias funções de distância para diferentes tipos de dados, os métodos de combinação e normalização disponíveis e os algoritmos de clustering existentes.

A ferramenta de visualização está desenhada para uma utilização dinâmica e intuitiva, direc- cionada para a representação dos perfis de uma forma compreensível e interactiva. Para atingir estes objectivos, vários mecanismos de visualização foram estudados, assim como vários widgets capazes de representar os padrões obtidos.

O caso de estudo que esta dissertação aborda são os dados georeferenciados do TwitterEcho. No entanto, é importante sublinhar que é adequada para tratar quaisquer mensagens georeferenci- adas provenientes do Twitter.

 

Websitehttp://paginas.fe.up.pt/~ei08142/thesis.html

Texto integral: disponível no repositório da UP

 



Sem comentários