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Dissertação de mestrado “Impacto de obras literárias nas redes sociais”

1 Setembro 2014
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Título: “Impacto de obras literárias nas redes sociais”

Autor: Carlos Barata

Orientadores: Prof. Francisco Couto, Prof. Tiago Guerreiro

CursoMestrado em Engenharia Informática – Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências

Resumo (PT):
As redes sociais são, hoje em dia, o maior meio de partilha de informação. Tornaram-se ao longo dos anos ferramentas fundamentais no dia-a-dia dos utilizadores da internet. Da vasta informação partilhada nestas redes sociais existem citações a obras artísticas que na maior parte das vezes não são referenciadas. Geralmente, os utilizadores das redes sociais que partilham uma citação, colocam o nome do autor mas não existe referência à que obra pertence. Outro problema com a partilha deste tipo de informação é que as citações nem sempre estão iguais ao original, sendo que os utilizadores utilizam sinónimos ou calão, o que torna um desafio a comparação da informação. Para além disto, existem citações referentes a um autor que na realidade pertencem a outro, o que dá origem a informação falsa. Nesta tese foi criada uma abordagem para fazer corresponder mensagens partilhadas nas redes sociais com a obra de um determinado autor. Para concretizar esta abordagem foi, inicialmente, construído um projeto chamado “O Mundo em Pessoa” que, através da recolha de citações das redes sociais Twitter e Facebook, faz o mapeamento destas citações com a obra original do poeta Fernando Pessoa. A partir deste projeto foi criada uma arquitetura, o “Social Impact”. O “Social Impact” tem como principal objetivo a abstração da estrutura de “O Mundo em Pessoa”, contando com a ajuda de um sistema de information retrieval concretizado através da ferramenta Apache Lucene e com o uso do projeto SocialBus para a recolha de mensagens partilhadas nas redes sociais. A partir do “Social Impact” foi criada uma nova versão melhorada de “O Mundo em Pessoa” e o “Lusica”, um projeto que tem como objetivo mostrar o que ´e falado nas redes sociais sobre os artistas musicais lusófonos. Para Além destes dois casos de estudo do “Social Impact”, foram também reutilizados componentes desta arquitetura para outros projetos: “Onde há bola”, projeto que mostrava os locais onde assistir aos jogos do campeonato do mundo de futebol de 2014, e o “Missinks” que compara os resultados das pesquisas do Google de dois domínios diferentes.

Abstract (EN):
Nowadays, social networks are the biggest information sharing environment. They have become fundamental tools, to the web users, over the years. From the wide amount of information shared in these social networks, there are quotes to art works that most of the times are not referenced. Usually, the social network users who share quotes put the name of the author but there is no reference to the art work that this quote belongs. Another problem with the sharing of this kind of information is that the quotes are not always equal to the original quotes, wherein the users use synonyms or slang words making this a challenge to compare information. Besides that, there are quotes related to one author but in fact, the quote belongs to another author which origins false information. In this thesis was created one approach to match shared messages in social networks to the original art work from a particular author. To achieve this approach, we built one prototype called “O Mundo em Pessoa” that through the gathering of quotes from Twitter and Facebook, maps quotes to original art works from the poet Fernando Pessoa. We created one architecture, called “Social Impact”, that provides an abstraction of the prototype ”O Mundo em Pessoa”. Based on the “Social Impact” and on the information retrieval tools, like Apache Lucene and SocialBus, was created a new and more efficient version of “O Mundo em Pessoa”. The same strategy was also adopted for ”Lusica”, a prototype that gives an overview of what is being said about Portuguese songs in the social networks. In addition, to these two case studies, we use components of the “Social Impact” arquitecture to create another two projects: “Onde h´a bola”, project that shows the places where to watch the football games of the world cup 2014; and “Missinks”, a tool that compares the results of the searches in the Google domains of two different countries.

Texto integral: Disponível no repositório da Universidade de Lisboa



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