Avatar

Equipa do SAPO Labs/ULisboa vence competição internacional OAEI 2014

17 Outubro 2014
Sem comentários

A equipa do SAPO Labs/ULisboa, em conjunto com a equipa do projeto FCT SOMER, vence competição internacional para avaliação ferramentas de emparelhamento de ontologia – Ontology Alignment Evaluation Initaitive (OAEI 2014).

O aumento da utilização e da expressividade das ontologias, e a falta de coordenação que caracteriza o seu desenvolvimento levaram à criação paralela ontologias para domínios iguais ou semelhantes, ignorando a sua interoperabilidade. Tornou-se portanto necessário emparelhar automaticamente estas ontologias de forma a atingir a interoperabilidade que permite impulsionar desenvolvimentos e inovações em direcção à web semântica. Este problema tem vindo a ser abordado com diversas técnicas de emparelhamento de ontologias, cujo objectivo é “encontrar correspondências entre entidades de ontologias distintas, semanticamente relacionadas”.

Screenshot 2014-10-17 15.17.27

Nos últimos anos, a equipa do LASIGE tem vindo a desenvolver aplicações para a exploração de dados e conhecimento contido em ontologias. Especializou-se ainda na prospecção de textos biomédicos e medidas de semelhança semântica. Com a aprovação do projecto FCT SOMER, em 2012, possibilitou o desenvolvimento do sistema AgreementMakerLight (AML) derivado do AgreementMaker, uma plataforma amplamente utilizada em emparelhamento de ontologias desenvolvido pelos colaboradores do Laboratório da Prof. Isabel Cruz.

No âmbito do SOMER esta equipa participou no OAEI 2013 e no OAEI 2014. No OAEI 2014 obtiveram o primeiro lugar em todas as tarefas para as quais o AML tinha sido desenvolvido. Existe também uma colaboração com a Janssen Pharmaceutical Companies of Johnson & Johnson, que ficou muito agradada com a possibilidade de usar o AML na gestão dos seus dados.

Neste Momento o AML está também a ser explorado para um projeto no âmbito da Food and Agriculture Organization of the United Nations.



Sem comentários