Avatar

Hackathon @ RAW Open Data

14 Novembro 2014
3 comentários

Como já tivemos oportunidade de divulgar, o RAW Open Data foi um evento destinado a dar a conhecer o conceito de Open Data, contando com vários oradores internacionais de entidades como Open Knowledge Foundation, W3C, Creative Commons, ou a Agência para a Modernização Administrativa.

Contou ainda com um concurso de programação (hackathon) com a duração de 24h. O SAPO apoiou esta iniciativa através da disponibilização de mais de 15 datasets diferentes. No final do hackathon destacaram-se 3 projetos:

Nurbee:

Screenshot 2014-11-13 17.17.59O nurbee consiste numa plataforma para pesquisa de eventos baseada em informação geográfica, nomeadamente a localização do utilizador. Permite ainda a criação de eventos em áreas específicas como desporto, música ou cinema, entre outras. O Nurbee utiliza dados da Agenda 7 com o objetivo de enriquecer a informação de eventos culturais. [Website, slides]

Study in Coimbra:

Screenshot 2014-11-13 17.26.09O Study Coimbra é um pequeno protótipo de uma página que resume alguns dos números e estatísticas sobre a cidade de Coimbra. Foca-se em particular em estatísticas relevantes para quem vai estudar na Universidade de Coimbra. Este projeto tira partido dos dados fornecidos pela UC, SAPO e Improve Coimbra. [Website]

UC Ecosystem:

uc_ecossystemEste projecto nasceu da ideia de divulgar de forma simples o peso de cada faculdade na UC. Neste caso concreto o peso refere-se ao número de estudantes, docentes e não docentes. Este tipo de visualização é especialmente interessante para o cidadão comum mas também pode ser uma ferramenta de gestão importante para primeira análise, complementando outro tipo de análises quantitativas e qualitativas já usadas como relatórios e dashboards. Este projecto utilizou diversas fontes de dados fornecidas pela Universidade de Coimbra. Outras evoluções deste projeto podem envolver dados como o número de bolseiros, patentes/papers ou orçamentos caso exista a informação desagregada por faculdade.

 

Detalhes adicionais sobre o evento, oradores e talks estão disponíveis em http://rawopendata.ipn.pt



3 comentários