Avatar

SAPO Sessions – Pesquisa web de entidades e relações

25 Março 2015
Sem comentários

Terá lugar no próximo dia 31 de março (terça-feira) pelas 18h, no Auditório José Baldino do SAPO, mais uma SAPO Session – Labs.

Esta sessão – “Pesquisa web de entidades e relações” – será apresentada pelo Pedro Saleiro, estudante de doutoramento na Universidade do Porto e investigador do SAPO Labs UP. [slides]

Descrição: Apesar do crescimento da Semantic Web e da maioria dos documentos web estarem no formato de texto livre, os motores de pesquisa convencionais apresentam capacidade reduzida para lidar com tipos semânticos e relações expressas no texto. Serviços como o Freebase tentam resolver este tipo de problema permitindo a pesquisa de entidades baseada em tipos de entidades (‘actores’, ‘políticos’) ou relações pré-definidas (‘filho de’, ‘nascido em’). No entanto, estes serviços falham quando o utilizador utiliza termos que não façam parte do vocabulário do sistema. Nesta sessão vou apresentar uma abordagem alternativa com o objectivo de satisfazer pesquisa sobre entidades e relações sem restringir utilizador a um vocabulário ou relações pré-definidos.

Orador: Pedro Saleiro é aluno do Programa Doutoral em Engenharia Informática na FEUP e investigador no SAPO Labs da Universidade do Porto. Desenvolveu a plataforma POPmine no âmbito do projecto POPSTAR (www.popstar.pt). Realizou um estágio de Verão na Microsoft Research em Cambridge tendo participado em projectos relacionados com pesquisa de entidades e relações. Os seus principais interesses estão na intercepção de áreas como Extracção de Informação, Text Mining e IR.

Registo: O evento é de inscrição obrigatória e tem lotação limitada. Pedimos que se inscrevam previamente na página de registo do evento até ao próprio dia. Quaisquer questões relacionadas com esta sessão devem ser enviadas para labs@lists.labs.sapo.pt.



Sem comentários