Avatar

SAPO Sessions – Jornalismo de dados

24 Abril 2015
Sem comentários

Terá lugar no próximo dia 28 de abril (terça-feira) pelas 18h, no Auditório José Baldino do SAPO, mais uma SAPO Session – Labs.

Esta sessão – “Jornalismo de dados” – será apresentada pela Raquel Albuquerque, jornalista no Expresso. [slides]

Descrição: Cada vez mais o jornalismo de dados (ou “data journalism”) tem surgido nas discussões sobre o caminho do jornalismo nos dias de hoje. Mas surgem sempre outras questões. Primeiro, o que é o jornalismo de dados? Se sempre se usaram dados no jornalismo, o que é que agora há de novo? Uma das formas de perceber o que está em causa é olhar para o tipo de dados em bruto a que hoje conseguimos (ou procuramos) ter acesso. Depois, olhar para as ferramentas de fácil utilização, disponíveis na Internet, que permitem extrair dados, limpá-los, organizá-los e lê-los. A partir daí, surgem as conclusões, as histórias e as notícias, que podem hoje ser apresentadas de forma mais dinâmica e interactiva do que eram há dez anos. Nesta sessão serão explicados esses diferentes passos e será mostrada a multiplicadade de histórias que podem ser contadas.

Oradora: Raquel Albuquerque é jornalista no Expresso, estando focada na área do jornalismo de dados. Foi bolseira de investigação num projecto de jornalismo computacional (REACTION – Tecnologia de Recuperação, Extracção e Agregação de Informação para Integração e Organização de Notícias), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Trabalhou no jornal Público no âmbito do projecto de investigação, tendo feito diferentes trabalhos com dados, entre os quais está um sobre o financiamento sobre as campanhas autárquicas e outros sobre a evolução do número de incêndios em Portugal durante 12 anos.

Registo: O evento é de inscrição obrigatória e tem lotação limitada. Pedimos que se inscrevam previamente na página de registo do evento (https://survs.com/survey/dc6zqkalte) até ao próprio dia. Quaisquer questões relacionadas com esta sessão devem ser enviadas para labs@lists.labs.sapo.pt.



Sem comentários