Avatar

O estado dos incêndios online e em tempo-real

21 Agosto 2015
Sem comentários
Num só clique já é possível obter todas as informações sobre os incêndios que lavram nas florestas portuguesas. Se estão ativos ou já extintos, os meios mobilizados para cada um dos focos e, naturalmente, a respetiva localização geográfica são apenas alguns dos dados disponibilizados diretamente sobre o mapa do país pelo site de João Pina, estudante da Universidade de Aveiro (UA). Atualizado de dez em dez minutos com recurso aos dados da própria Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o fogos.tomahock.com pretende dar uma rápida, permanente e preciosa ajuda aos bombeiros, INEM e populações afetadas.
Screenshot 2015-08-21 15.50.40

A ideia do estudante da Licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação em desenvolver o site, que está já ativo há duas semanas, surgiu depois de perceber, em conversas com amigos bombeiros, que a visualização da informação disponibilizada pelo site da ANPC, no que diz respeito aos fogos que diariamente têm lavrado em Portugal, “é muito complicada”.

(…)

“Tenho alguns amigos que são bombeiros ou do INEM e que, nesta altura em que há mais incêndios, andam sempre a ver o site da ANPC. Eles queixam-se da forma como a informação relativa aos incêndios é disponibilizada pois dizem estar muito dispersa e de não ser de rápida compreensão”, lembra João Pina que, para além de estudante, trabalha como programador no laboratório SAPO Labs/UA, mais concretamente no projeto SAPO Campus, uma parceria entra a UA e o SAPO.

[Mais informações disponíveis aqui]



Sem comentários