Bussaco Digital

22 Dezembro 2014
Sem Comentários
A Mata Nacional do Bussaco (MNB) constitui um património de valor incalculável, único em Portugal e no Mundo. Entre os dias 18 e 20 de Janeiro de 2013, o ciclone Gong atingiu a MNB deixando profundos estragos no património natural e edificado e agravando as já severas restrições orçamentais de que a Fundação da Mata do Bussaco dispunha para a gestão de todo o património.

O projeto Bussaco Digital surge neste contexto como uma estratégia para a aquisição e plantação de árvores com o intuito de ocupar as áreas de floresta que foram destruídas. O projecto baseia-se numa plataforma digital através da qual qualquer pessoa poderá realizar um donativo específico, destinado a plantar uma árvore na MNB.

O acesso através de um simples registo na plataforma disponibilizada via internet permite que o projeto ponha em interação pessoas que estão fisicamente distantes, facilitando o processo de contribuição, fomentando a interação social, aproximando a MNB da população e promovendo o sentido de altruísmo e sensibilização ambiental.

Este acesso permite igualmente realizar um serviço extra e original: o dedicar. Através deste serviço, o utilizador poderá selecionar uma ou mais árvores notáveis da mata e dedicá-la a alguém especial ou, em alternativa, plantar uma árvore via donativo e dedicá-la a alguém. As dedicatórias podem depois tornar-se públicas.

Responsável: Prof. Carlos Santos

Instituição: Universidade de Aveiro

Online: bussacodigital.sapo.pt

Atividade deste projeto:

Sem Comentários


Deixar um comentário