Connecting the Dots Between News

22 Dezembro 2014
Sem Comentários
O enorme volume de notícias que é publicado diariamente online transforma simples tarefas de leitura e pesquisa de factos noticiosos em verdadeiros desafios para os quais ainda não temos respostas objetivas e eficientes. Considerando o exemplo das manifestações na praça Taksim na Turquia, não é de todo trivial perceber qual foi a origem destas manifestações, nem os vários marcos jornalísticos que foram divulgados ao longo do tempo.

Este projeto tem como objetivo colmatar esta lacuna e ser capaz de automaticamente criar de uma cadeia de notícias chave que descrevam um determinado tema jornalístico com uma abrangência cronológica grande.  Do ponto de vista científico, há ainda um conjunto de etapas que não estão atualmente totalmente resolvidas, nomeadamente
a identificação e agregação de notícias quase duplicadas, a sumarização de notícias e, como objetivo mais genérico, a identificação de relações temáticas entre notícias.

Espera-se no final ter sido desenvolvido um conjunto de algoritmos capazes de automaticamente construir cadeias de notícias que agregam temas noticiosos com uma evolução temporal significativa. Tirando partido do exemplo acima referido, o utilizador deverá ser capaz de ter acesso a uma história que começa com uma manifestação pacífica contra a construção de um espaço comercial, passando pela generalização da manifestação a outros protestos, pelas mnifestações em solidariedade aos protestos no Brasil e terminando nos confrontos nessa mesma praça.

Responsável: Prof. Eugénio Oliveira, Carla Abreu

Instituição: FEUP

Atividade deste projeto:


Sem Comentários


Deixar um comentário