Contradições em notícias

21 Dezembro 2014
Sem Comentários
A detecção de contradições é uma tarefa fundamental para a compreensão de textos em língua natural, com inúmeras aplicações na análise de grandes repositórios de informação. Este projeto visa a construção de um sistema protótipo para o processamento automático de notícias em língua portuguesa, com o objectivo de reconhecer automaticamente afirmações (i.e., citações diretas e indiretas, tal como presentes nas notícias) contraditórias, atribuídas a um mesmo indivíduo ao longo do tempo.

Os principais focos de I&D do projeto centram-se em torno (i) da criação de métodos de processamento de língua natural com vista à representação das afirmações extraídas das notícias, através de características capazes de capturar a existência de informação contraditória, e (ii) do uso de técnicas de aprendizagem automática para a construção de modelos que suportem a classificação de pares de afirmações, atribuídas a um mesmo indivíduo, como sendo ou não contraditórias.

Espera-se que projeto avance significativamente o atual estado-da-arte neste sub-problema específico na área da extração de informação.

Responsável: Prof. Bruno Martins

Instituição: IST/INESC-ID

Atividade deste projeto

Sem Comentários


Deixar um comentário