DNS Profile

22 Dezembro 2014
Sem Comentários
internet-100016261-large

Nos últimos anos foi possível assistir a um crescimento acentuado da utilização da Internet o que a tornou numa ferramenta praticamente indispensável para a sociedade. Este crescimento só foi possível porque a Internet, para além de ter a capacidade de simplificar tarefas e agilizar proces- sos, também tem ferramentas que tornam mais fácil a sua navegação. Uma destas ferramentas é o Domain Name System (DNS), que permite a atribuição de nomes às páginas Web e faz a correspondência entre esses nomes e os endereços IP respetivos.

Quando um utilizador está a navegar na Internet, apesar de não se aperceber, sempre que faz um pedido por uma página Web são criados vários registos, que são armazenados em vários servi- dores, como os servidores da própria página ou do ISP, por exemplo. Estes registos de navegação dos utilizadores caso sejam devidamente analisados podem levar à descoberta de conhecimento importante em relação às preferências e necessidades dos utilizadores. Com este tipo de infor- mação é possível melhorar o serviço prestado, a relação entre a organização e os seus clientes, a performance do negócio, entre outros aspetos. Este tipo de estudo envolve a aplicação de várias metodologias, desde simples análises estatísticas a técnicas de data mining mais complexas. Ex- istem algumas áreas de investigação que se dedicam à análise de certos tipos de registos, como o Query Log Analysis, que estuda as pesquisas feitas em motores de busca, ou o Web Usage Mining, que se dedica à análise da navegação feita em páginas Web.

Neste trabalho serão analisados os registos DNS anonimizados dos clientes do serviço de Internet. Com estes registos será possível fazer a caracterização dos clientes, de acordo com a informação disponível. Serão também aplicadas técnicas de data mining de modo a descobrir regras de associação e padrões sequenciais entre os domínios pedidos pelos clientes.

[button link="http://labs.sapo.pt/wp-content/uploads/2013/11/Joel-Ferreira-MIEIC-2013.pdf" style="download" color="silver"]Dissertação Mestrado Joel ferreira[/button]

Sem Comentários


Deixar um comentário