ELEGANT

28 Dezembro 2014
Sem Comentários
ELEGANT: MEO KanaL vidEo processinG optimizAtioN by Cloud compuTing

As operações associadas ao armazenamento e reprodução de vídeos, como classificação, codificação e descodificação são exigentes em termos de processamento e transferência de dados. Atendendo ao volume de dados, o processamento tem de ser distribuído e realizado o mais próximo possível do respetivo armazenamento, de modo a minimizar a carga da rede, maximizar a taxa de processamento e consequentemente contribuir para a estabilidade do sistema computacional.

Pretende-se explorar o processamento paralelo recorrendo a processadores multi-core. Adicionalmente, pretende-se gerir o processamento de forma dinâmica com o objetivo de maximizar a taxa de utilização dos nós de computação. Este abordagem permite reduzir o número de nós necessários e consequentemente diminuir o consumo energético do sistema.

Os principais desafios serão a escalabilidade, previsão de carga e gestão eficiente dos recursos computacionais.

Espera-se no final deste projeto obter um sistema de gestão dinâmico, escalável, que maximize a taxa de processamento da infraestrutura e reduza o tempo de resposta na classificação, armazenamento e na reprodução dos vídeos.

Responsável: Prof. Jorge Barbosa

Instituição: FEUP

Sem Comentários


Deixar um comentário