ENCADEAr

24 Setembro 2015
Sem Comentários

(Brevemente disponível)

Screenshot 2015-09-24 23.01.06

O projeto
Atualmente a cobertura noticiosa é extensiva, sendo publicadas diariamente milhares de notícias. Se é certo que há notícias que aparecem como fatos isolados, sem nenhum desenvolvimento anterior ou posterior, existem outras que vêm dar origem a uma história, ou que aparecem na sequência de algo que se passou.
Devido à sobrecarga de informação, com que os leitores são bombardeados diariamente, é fácil perderem-se pontos importantes subjacentes a uma dada história. O projeto ENCADEAr surge para proporcionar ao leitor um maior entendimento sobre as notícias, permitindo-lhe visualizar uma história noticiosa desde a sua origem até ao momento atual. O objetivo deste trabalho é estabelecer automaticamente a ligação de notícias portuguesas que fazem parte da mesma história e que aparecem em diferentes fontes noticiosas e/ou em diferentes momentos no tempo.

Contribuições científicas
Carla Abreu, Jorge Teixeira, Eugénio Oliveira (2015). "ENCADEAr: ENCADEAmento automático de notícias", in Simões, Barreiro, Santos, Sousa-Silva & Tagnin (eds.) Linguística, Informática e Tradução: Mundos que se Cruzam, Oslo Studies in Language 7(1), 2015. 153–181. (ISSN 1890-9639 / ISBN 978-82- 91398-12-9)

Créditos
O ENCADEAr é um projeto desenvolvido no âmbito de um projeto de investigação da FEUP e do SAPO Labs, desenvolvido pela Carla Abreu e com a orientação do prof. Eugénio Oliveira (FEUP) e Jorge Teixeira (SAPO).

Atividade deste projeto

Sem Comentários


Deixar um comentário