Lúsica

12 Maio 2015
Sem Comentários
Explorar o projeto "Lúsica"

Screenshot 2015-04-28 15.29.37

O projeto
"Lusica" é um projeto de recolha automática de citações de músicas de artistas lusófonos a partir das redes sociais. O objectivo inicial é produzir um historial da popularidade dos estilos de música típicos da lusofonia (ex: fado, samba, etc) nas redes sociais. Desta forma, o projeto pretende promover a divulgação dos estilos, artistas e músicas pela comunidade.

Recolha de citações
Utilizando o SocialBUS (http://reaction.fe.up.pt/socialbus/), disponibilizado pela FEUP, recolhemos um conjunto de tweets portugueses desde 2011 até aos dias de hoje. Deste conjunto, é feita uma pesquisa pelo nome dos artistas lusófonos mais populares (segundo o site last.fm).
A validação da citação é feita através em algoritmos recolha de informação disponibilizados pela ferramenta Apache Lucene. O protótipo inicial baseia-se apneas na comparação dos tweets recolhidos com o título e a letra das músicas que foi obtido através dos sites Musicbrainz e letras.mus.br.

Interface
O gráfico que nos mostra as referências a cada estilo de música ao longo do tempo foi gerado com base na biblioteca Stacked Graphs. Todos os dados são obtidos pelos nossos serviços web, pelos quais conseguimos saber os albuns que foram citados num determinado tempo e de um estilo específico e verificar os mesmos. Conseguimos ainda saber quais são os artistas, albuns e músicas mais citadas ao longo dos vários anos.

Publicações Científicas
Carlos Barata, Mónica Abreu, Pedro Torres, Jorge Teixeira, Tiago Guerreiro, Francisco M. Couto (2015). "Social Impact - Identifying Quotes of Literary Works in Social Networks". 17th Portuguese Conference on Artificial Intelligence, EPIA 2015, Coimbra, Portugal, September 8-11 , 2015.

Créditos
O Lusica foi desenvolvido no âmbito da Disciplina de Aplicações na Web da disciplina de PEI (Projecto Engenharia Informática) do Mestrado em Engenharia Informática da (FCUL), sob a coordenação do Professor Francisco Couto (LASIGE) e do Professor Tiago Guerreiro (FCUL) da área de Sistemas de Informação, em colaboração com o SAPO Labs.
O projecto Mundo em Pessoa serviu como referência de apoio para o desenvolvimento deste projecto.

Outras atividades:


Sem Comentários


Deixar um comentário