No Poleiro

24 Setembro 2015
Sem Comentários
(Brevemente disponível)

Screenshot 2015-09-24 11.58.05

O projeto
"No Poleiro" é uma visualização interactiva dos partidos eleitos para o governo português desde 1976, com publicações nos media dos respectivos líderes políticos e a variação anual de factores socio-económicos. Esta visualização interativa deriva de uma proposta para Tese de Mestrado por parte do SAPO com vista à representação de dados relativos às Eleições Legislativas Portuguesas. É possível a visualização dos resultados das eleições legislativas desde 1976 a 2015 – um período temporal de 29 anos – sendo que os dados representados para 2015 se baseiam nas intenções de votos, mais recentes, recolhidas nas sondagens até à data atual, passando a ter uma visualização fixa quando os resultados das Legislativas de 2015 forem públicos.
Através da visualização dos líderes políticos de cada partido com representação no governo em cada mandato, pode ainda explorar-se as entidades através da seleção de um, ou dois, líderes políticos. É ainda apresentada a frequência de notícias ao longo do período temporal entre 1987 e 2015 – 28 anos – e é possível filtrar as notícias por palavras-chave escolhidas pelo utilizador. Esta abordagem permite o levantamento da história de cada entidade ou da história entre a relação entre duas entidades.
É também possível a visualização da “evolução” do país com base em mudanças sociais, de saúde ou educação consequentes das decisões dos governos regentes que nem sempre têm um efeito imediato. Estas alterações, principalmente as negativas, motivam a alteração da intenção de voto do Povo Português resultando nesta visualização informativa que destaca a alternância dos partidos políticos regentes.

Metáfora visual
Para a representação temporal foi usada uma forma vertical em que as datas mais recentes de situam numa posição mais superior do poleiro e, as datas mais antigas numa posição inferior. Para os resultados das eleições legislativas optou-se pela utilização de uma metáfora popular – “Eles querem é poleiro” – o que, visualmente resultou na representação dos políticos através de pássaros em que os poleiros surgem nas datas das eleições legislativas. São representados apenas os líderes políticos cujos partidos obtiveram representação no governo – os que ficaram no “poleiro” –, sendo que a cor é utilizada para distinguir o partido, a direção do pássaro para distinguir os partidos da esquerda e da direita e, o tamanho, bem como a ordem para distinguir o resultado eleitoral – o maior foi o mais votado.

Dados
Os dados deste projeto incluem dados de projetos desenvolvidos no âmbito do SAPO Labs como a "Máquina do Tempo" e o "POPSTAR" – projetos que se focam nas notícias e entidades noticiadas, bem como na análise de sentimento, popularidade e intenções de votos relativos aos líderes políticos com base nas publicações em redes sociais, respetivamente. Foram ainda utilizados dados do INE e da PORDATA para os indicadores socio-económicos.

Publicações Científicas
Bernardo D., 2015. "Novos paradigmas de visualização de dados em larga escala" Tese de Mestrado, Mestrado de Design e Multimédia, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Créditos
Este trabalho foi desenvolvido no âmbito de uma tese do Mestrado de Design e Multimédia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, pela Daniela Bernardo, com a orientação do professor Licínio Roque e da professora Bruna Sousa da Universidade de Coimbra e do Jorge Teixeira do SAPO.

Atividade deste projeto

Sem Comentários


Deixar um comentário