Pesquisa de Media sem Metadados

22 Dezembro 2014
Sem Comentários
Pretende-se com este projeto desenvolver um sistema capaz de extrair informação semântica de vídeos criados por utilizadores, seja em serviços como o SAPO Videos ou o MEO Kanal. Esta informação será utilizada para indexar e pesquisar vídeos por conteúdo. Com este sistema será possível pesquisar vídeos ou imagens por pessoas (e.g. Cavaco Silva, Cristiano Ronaldo), monumento (e.g. Torre de Belém, Estátua da Liberdade), género (e.g., futebol amador, bodyboard, motocross), entre outros.

Muitos dos vídeos adicionados a sistemas de Web video streaming, como o YouTube e o SAPO Vídeos, não têm anotações que indiquem toda a riqueza de informação que poderá estar presente nos vídeos. Neste projecto pretende-se desenvolver um sistema capaz de analisar vídeos e extraír informação semântica que esteja contida nos vídeos. O sistema será composto por três elementos principais:

  1. Análise de vídeo para indexação pelas características visuais;

  2. Extracção de informação semântica;

  3. Indexação para pesquisas em tempo real.


Os donos ou gestores de copyright de arquivos de media digital poderão beneficiar a vários níveis com o sistema proposto. Ao extraír informação semântica de vídeos não indexados, permite-se que estes sejam pesquisáveis e descobertos pelos utilizadores do sistema.

Para além dos serviços do SAPO Videos e MEO Kanal, empresas como a RTP e a Duvideo poderão rentabilizar os seus arquivos digitais ao torná-los acessíveis através das tecnologias de pesquisa propostas.

Responsável: Prof. João Magalhães

Instituição: FCT/UNL

Atividade deste projeto:

Sem Comentários


Deixar um comentário