Politic Analytics

22 Dezembro 2014
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Blogues, Twitter e Facebook são muitas vezes utilizados pelos cidadãos para expressar opiniões sobre factos noticiosos e respectivas entidades associadas. Existe um número crescente de estudos que sugerem que o teor dessas mensagens e a sua frequência podem ser indicadores relevantes de opinião pública e em alguns casos, ajudar a prever o resultado de eleições.

No âmbito dos projectos REACTION/POPSTAR foi desenvolvido o protótipo Twitómetro. Este protótipo consiste na visualização agregada do sentimento de mensagens no Twitter sobre candidatos às eleições legislativas 2011. No entanto, um dos principais problemas deste tipo de aplicações prende-se com os métodos de agregação da frequência e sentimento das mensagens. Como agregar a frequência (buzz) e o sentimento das mensagens de forma a obter tendências relevantes para a previsão de sondagens é um problema ainda não resolvido.

Com o projeto PolticAnalytics, propomo-nos explorar diferentes agregações de dados para este fim, validando-as através de modelos de previsão de intenção de voto. Os modelos serão treinados utilizando dados de frequência e sentimento nos medias sociais juntamente com resultados de sondagens efectuadas em Portugal desde 2010. Estes modelos apresentarão um determinado erro de previsão. Será então possível validar diferentes tipos de agregação através da minimização do erro de previsão. Ao identificar as agregações mais adequadas será possível criar visualizações relevantes para os dados de frequência e sentimento.

Atividade deste projeto

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