POPMINE 2.0

28 Dezembro 2014
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A ascensão dos medias socias modificou a relação entre os eventos noticiosos e opinião pública, tornando-a mais complexa. Entender esta relação seria interessante para jornalistas, marketeers, acessores políticos ou cientistas sociais. Por exemplo, editores de jornais poderiam prever o sucesso de uma determinada notícia e gerir a sua receita publicitária. Por outro lado acessores de campanha poderiam melhorar a gestão de recursos ou recrutamento de voluntários.

Numa primeira fase, este projeto focou-se na caracterização e previsão do impacto das notícias na opinião pública extraída dos medias sociais, através de: (i) implementação de classificadores de sentimento para os media sociais e texto noticioso; (ii) a análise do grafo social para classificação da autoridade e influência dos utilizadores de redes sociais e (iii) por fim a análise estatistica das séries temporais obtidas a partir das tarefas anteriores.

A segunda versão do POPMINE, tem como objetivo a pesquisa e análise de relações semânticas entre entidades mencionadas nas notícias e media sociais através de técnicas de extração de informação.

Responsável: Prof. Carlos Soares

Instituição: FEUP

Atividade deste projeto:


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