POPSTAR

23 Setembro 2015
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Explorar o projeto "POPSTAR"

O projeto
POPSTAR (Public Opinion and Sentiment Tracking, Analysis, and Research) é um projeto que desenvolve métodos de recolha, medição e agregação de opiniões políticas e económicas veiculadas em micro-blogs (Twitter), na blogosfera e nas notícias. Para além disso, tem também como objectivo confrontar os dados assim gerados com indicadores mais convencionais de opinião pública, nomeadamente os obtidos através de inquéritos por questionário (sondagens).

Interface
Este site apresenta os dados que resultam do funcionamento do primeiro protótipo das ferramentas de detecção e análise de tendências de:
- Menções a líderes político-partidários no Twitter, na blogosfera e nas notícias.
- Sentimento transmitido através de "tweets" sobre esses líderes.
- Intenções de voto nos seus partidos captadas através de sondagens.
- Avaliações da atuação desses líderes captadas através de sondagens.
Futuros protótipos alargarão a análise de sentimento a outras fontes para além do Twitter e a fenómenos económicos.

Dados
Os dados de opinião pública utilizados são os resultados de sondagens à população eleitora realizadas desde as últimas eleições legislativas de Junho de 2011, publicadas na comunicação social e posteriormente depositadas na Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Mais concretamente, utilizamos as intenções de voto nos cinco principais partidos em eleições legislativas (em %) e os resultados de questões sobre a avaliação da atuação dos principais líderes políticos e partidários. No caso das intenções de voto, quando as sondagens divulgadas reportam “indecisos” sem os redistribuírem pelas restantes opções de voto, tratamo-los como abstencionistas, o que é equivalente a distribui-los proporcionalmente pelas restantes principais opções (PSD, PS, CDS-PP, CDU, BE, e Outros, Brancos e Nulos). No caso das avaliações da atuação dos principais líderes políticos (as lideranças partidárias + o Presidente da República), as opções de resposta variam de empresa para empresa e produzem métricas distintas. Contudo, na análise e produção de estimativas globais sobre a avaliação da atuação dos líderes políticos, tomamos em conta essas diferenças e apresentamos os resultados numa escala que vai de 0 (aprovação mínima) a 20 (aprovação máxima).

Publicações científicas
  • P.Saleiro, S. Amir, M.J. Silva, C. Soares, POPmine: Tracking Political Opinion on the Web, In proceedings of the 14th IEEE International Conference on Ubiquitous Computing and Communications, Liverpool, UK, 2015.

  • S. Amir, M. Almeida, B. Martins, J. Filgueiras, and M. J. Silva. TUGAS: Exploiting Unlabelled Data for Twitter Sentiment Analysis. In proceedings of the 8th International Workshop on Semantic Evaluation, SemEval ’14, Dublin, Ireland

  • Pedro Saleiro, Luís Rei, Arian Pasquali, Carlos Soares, Jorge Teixeira, Fábio Pinto , Mohammad Nozari, Catarina Félix, Pedro Strecht. (2013) “POPSTAR at RepLab 2013: Name ambiguity resolution on Twitter”, CLEF 2013 Evaluation Labs and Workshop - Online Working Notes. 23-26 September, Valencia - Spain.

  • J. Filgueiras, S. Amir. POPSTAR at RepLab 2013: Polarity for Reputation Classification. In proceedings of the 4th International Conference of the CLEF initiative, CLEF 2013, Valencia, Spain.


  • Créditos
    Este projeto reúne investigadores do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa), do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores-ID Lisboa (INESC-ID), da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP e SAPO Labs)  e do Núcleo de Investigação em Políticas Económicas da Universidade do Minho (NIPE-UM). O POPSTAR é um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CPJ-CPO/116888/2010). A página do projecto POPSTAR pode ser consultada aqui.

    Atividade deste projeto

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