Rating de factos noticiosos

28 Dezembro 2014
Sem Comentários
No atual meio jornalístico desportivo, mais concretamente no meio futebolístico, são publicadas diariamente notícias sobre possíveis transferências de jogadores entre clubes, que costumam causar discussão entre os adeptos de futebol sobre se as transferências noticiadas são mesmo possíveis. Grande parte destas transferências acabam por não se realizar e até à data não existe nenhuma plataforma que verifique quais as transferências anteriormente referidas nos media que acabaram por se realizar.

De forma a resolver este problema, será criada uma plataforma mostrar qual a probabilidade de uma dada transferência se vir a concretizar através da classificação de notícias de transferências anteriores e dos respetivos elementos que caracterizem as mesmas, desde a fonte que fez a publicação, o jornalista que escreveu a notícia, empresário interessado, equipas envolvidas e outros elementos relevantes.

O objetivo deste projeto será recolher e classificar as notícias de diversas fontes, atribuir um rating tanto às fontes como aos jornalistas que publicaram estas notícias. Esta classificação irá permitir calcular a probabilidade de uma transferência concretizar-se sempre que uma nova notícia surgir. Quando uma transferência se concretizar será de novo recalculado o rating das fontes e jornalistas de forma a atualizar as probabilidades das futuras notícias.

Para além deste mecanismo, este sistema permitirá o feedback dos utilizadores de forma a darem a sua opinião sobre cada transferência e terem uma palavra a dizer sobre as probabilidades calculadas. Será também dado destaque as redes sociais de forma a divulgar as novas informações recolhidas pelo nosso sistema.

Responsável: Prof. Tiago Guerreiro

Instituição: FCUL

Sem Comentários


Deixar um comentário