Twitómetro

24 Setembro 2015
Sem Comentários
Explorar o projeto "Twitómetro"

Screenshot 2015-09-24 18.23.09

O projeto
O Twitómetro, é um instrumento que permite aferir o sentimento dos portugueses relativamente aos cinco líderes partidários dos partidos com representação parlamentar durante as eleições parlamentares de 2011.
O Twitómetro é atualizado diariamente (durante o período eleitoral até à data das eleições legislativas de 2011), após análise das mensagens que estão a ser recolhidas em permanência da rede social Twitter. A análise consiste na identificação de um dos líderes políticos alvos, seguida da deteção da polaridade do sentimento expresso em cada uma dessa mensagens (positiva ou negativa).

Protótipo
A partir desta análise produzem-se, para cada dia, estatísticas que resumem as tendências relativas de cada candidato e entre os candidatos ao longo do tempo.
A popularidade, medida em função do número relativo de menções que cada candidato tem no Twitter. Esta estatística é representada pela área da circunferência. Quanto maior for a circunferência maior é a presença relativa de cada candidato nas mensagens da rede social Twitter.
A tendência global do sentimento expresso nas mensagens Twitter, em função do número de mensagem positivas e negativas que foram detetadas para cada candidato. Note-se que quanto mais mencionados forem os candidatos, mais expressivas serão as oscilações nas correspondentes posições verticais das suas circunferências.

Publicações científicas
  • Paula Carvalho, Luís Sarmento, Jorge Teixeira, Mário Silva (2011). “Liars and Saviors in SentiCorpus-PT09: A sentiment annotated corpus of user comments to political debates”, in the Proceedings of the 49th Annual Meeting of the Association for Computational Linguistics: Human Language Technologies, pp 564-568. June 19-24, 2011. Portland, Oregon, USA.

  • Mário J. Silva, REACTION TEAM. (2011) “Notas sobre a Realização e Qualidade do Twitómetro” Technical Report. University of Lisbon, Faculty of Sciences, LASIGE, May 2011.


  • Créditos
    O Twitómetro resulta da colaboração das equipas da Universidades de Lisboa (LASIGE), Universidade do Porto (FEUPLIACC), Universidade Nova de Lisboa (ICMJ), Labs SAPO e Público no âmbito do projeto de investigação REACTION em jornalismo computacional. O projeto é apoiado pela FCT, no âmbito do programa UTAustin-Portugal.

    Sem Comentários


    Deixar um comentário