Twitteuro

24 Setembro 2015
Sem Comentários
Explorar o projeto "Twitteuro"

 

Screenshot 2015-09-24 17.58.06

O projeto
O "Twitteuro" visa medir a popularidade e tendências dos jogadores e equipas do Euro 2012 na rede social Twitter. São processados em tempo-real os tweets que contêm a hashtag #Euro2012 e, para cada uma dessas mensagens, são identificadas as menções a equipas e jogadores.
Assume-se que a popularidade de uma equipa ou de um jogador é proporcional ao número de menções dessa equipa ou jogador no Twitter. Desta forma, quanto maior for o número de mensagens a mencionar uma equipa ou jogador, maior será a sua popularidade.

Protótipo
Para apoiar à comparação da popularidade de equipas e jogadores, foi desenvolvida uma ferramenta interativa de visualização de dados ("bubbles"). Os círculos com as bandeiras que cada equipa e as fotos dos jogadores representam as equipas e os jogadores do Euro 2012.
A dimensão dos círculos representa a popularidade. Se clicar num círculo, irá ver a popularidade dos jogadores para a equipa selecionada. O "Twitteuro" permite ainda apresentar as tendências gerais relativas à competição Euro 2012 sobre uma equipa ou jogador.

Créditos
O "Twitteuro" resulta de uma colaboração de equipas de investigação do SAPO Labs, do Público, do Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ), da Universidade do Porto (FEUP e LIACC) e da Universidade de Lisboa (INESC-ID), no âmbito do REACTION, um projeto de investigação em jornalismo computacional.

Sem Comentários


Deixar um comentário