Um País Como Nós

22 Setembro 2015
Sem Comentários
Explorar o projeto "Um País Como Nós"

Screenshot 2015-09-22 18.30.29

O projeto
O objetivo do "Um País como Nós" é permitir ao utilizador, através de uma ferramenta interativa, construir um retrato em forma de estatística e comparar dados entre concelhos, confrontando-os com a média nacional.

As estatísticas não passam de números quando não nos tocam diretamente. No mapa de Portugal, podemos encontrar muitos dados que separam e unem concelhos, distritos e regiões. Numa altura de eleições autárquicas, faz todo o sentido olhar para estes números de uma forma mais aprofundada.

Interface
Através da secção “Retrato”, é possível construir o seu perfil através das estatísticas, com a possibilidade de partilhá-lo nas redes sociais.

Já na secção “Estatísticas” é possível conhecer números sobre população, emprego e economia, e educação e saúde de cada concelho, acrescentar mais concelhos à lista e compará-los, tendo como referência a média nacional para cada uma destas áreas.

A secção “Autárquicas” (respeitante a 2013) possibilita a navegação pelas listas de candidatos por concelho, resultados de eleições anteriores, imagens de campanha, notícias dos principais media nacionais e um top dos candidatos mais referidos nas notícias.

Dados
A base deste site foi construída através do cruzamento de dados de várias fontes: INE – Instituto Nacional de Estatística, IEFP – Instituto do Emprego e da Formação Profissional, DGAL – Direção Geral da Administração Local, entre outras. Muitos deles foram obtidos a partir do site da PORDATA, que os disponibiliza em formato aberto e reutilizável.

Créditos
O projeto "Um País como Nós" resultou de uma parceria entre o SAPO Labs, a Universidade de Aveiro e a Universidade da Beira Interior.

Atividade deste projeto:

Sem Comentários


Deixar um comentário