Sobre o SAPO LABS

O DNA

A ligação do SAPO à academia portuguesa remonta a meados da década de noventa, momento no qual o projecto iniciaria a sua caminhada até ao maior portal de serviços e conteúdos de Portugal. Ao viver a tecnologia e as dificuldades inerentes a um projecto de grande dimensão, começámos a valorizar um determinado conjunto de características que existem nas pessoas e nos ambientes tecnológicos que as rodeiam. Inegavelmente, o período académico é o momento em que experimentamos as ideias mais disruptivas e criamos de facto tecnologia inovadora que é passível de se tornar num grande sucesso de mercado. Não temos os constrangimentos e preocupações das grandes áreas de negócio, e temos ao nosso lado pessoas com conhecimentos heterogéneos, que nos inspiram e dão alento para experimentar sem medo as ideias mais inconcebíveis.

Da investigação à inovação

Os resultados da Investigação, Desenvolvimento e Inovação podem ter impacto a diversos níveis, tangíveis e intangíveis mas, no limite sempre com uma leitura económica no contexto nacional e internacional

Screen Shot 2014-12-26 at 14.44.11

Para o SAPO é fundamental estar muito próximo deste ambiente jovem e académico, que tão bons resultados deu há duas décadas atrás. O projecto SAPO LABS surge nessa sequência. Acreditamos que através de uma aproximação mútua – academia / indústria – criamos condições vantajosas para ambas as partes. O SAPO tem a possibilidade de poder potenciar projectos num estado ainda embrionário e, do lado da academia, coloca-se a oportunidade para contar com o maior parceiro da internet Portuguesa. Para os alunos envolvidos, para além do claro benefício de tutoria ao mais alto nível (indústria/academia), abre-se a oportunidade de lançar efectivamente um projecto com perspectivas de futuro.

Inovação no contexto empresa

30

Inovação Exploratória

70

Inovação Planeada

Nesse sentido, o SAPO LABS, a par com a sua instituição de ensino, pretende ser encarado como parceiro de desenvolvimento e investigação. Para além da possibilidade de nos propor um projeto nos momentos de candidatura, poderá propor-nos também uma parceria para com um projeto já existente. Julgamos que, mais importante que a possibilidade de financiamento, é a oportunidade de usufruir de um conjunto de recursos que o maior projeto de internet em Portugal tem para oferecer, que vão desde a infra-estrutura tecnológica, Webservices ou Conteúdo, até recursos de super computação e visibilidade através dos mais de 1 milhão de visitantes diários da nossa rede.

Parceiros

  • Instituto Superior Técnico
  • Universidade de Aveiro
  • Universidade da Beira Interior
  • Universidade de Coimbra
  • Universidade de Lisboa
  • Universidade do Minho
  • Universidade Nova de Lisboa
  • Universidade do Porto

Deixamos-lhe o convite para percorrer este espaço e, na medida do possível, fazer parte dele. Associe o seu projeto ao SAPO Labs.